Quer usar seu CELULAR como cartão e aposentar o plástico? Veja COMO ativar essa função no seu aparelho!

Alguns celulares podem acabar se transformando em cartões de crédito, sendo utilizados para pagar compras no lugar do plástico, o que é prático.

Você sabia que os celulares com a tecnologia NFC podem transformar a maneira como você realiza pagamentos e transfere dados?

Com essa funcionalidade, é possível efetuar transações por aproximação de forma prática e segura, mas há detalhes importantes que você precisa saber para aproveitar ao máximo.

Confira tudo o que você precisa entender sobre o NFC em smartphones Xiaomi!

Você sabia que seu celular pode virar seu cartão de débito ou crédito? Facilite seu dia a dia!
Você sabia que seu celular pode virar seu cartão de débito ou crédito? Facilite seu dia a dia! / Foto: divulgação

Como transformar seu celular em um cartão?

O NFC, ou Near Field Communication, é uma tecnologia que permite a comunicação sem fio entre dispositivos que estão a curta distância.

Encontrada em muitos dispositivos modernos, essa funcionalidade facilita desde pagamentos até a sincronização rápida com outros aparelhos.

Diferente do Wi-Fi e Bluetooth, o NFC opera em distâncias muito curtas, algumas vezes exigindo contato físico direto para garantir a segurança e evitar transferências indesejadas de dados sensíveis.

Veja também: Como funciona o pagamento do TikTok por visualização? Torne-se um influenciador e ganhe MUITO dinheiro na plataforma!

Aplicações práticas do NFC

O uso mais conhecido do NFC é nos pagamentos por aproximação, onde seu celular atua como um cartão de crédito ou débito virtual.

No entanto, essa tecnologia vai além, permitindo transferências rápidas de dados e conexão instantânea com dispositivos como consoles de jogos e sistemas de automação residencial.

Além disso, em algumas cidades, já é possível utilizar o NFC para o pagamento de tarifas de transporte público, um projeto que está em expansão por todo o Brasil.

Verificando se seu Xiaomi tem NFC

Embora o NFC seja um recurso comum em muitos smartphones atuais, alguns modelos mais básicos podem não incluí-lo, especialmente em mercados onde a tecnologia ainda não é amplamente adotada.

No Brasil, a maioria dos celulares Xiaomi já vem equipada com NFC.

Para verificar se o seu aparelho possui essa funcionalidade, consulte a ficha técnica no site oficial da Xiaomi ou verifique diretamente nas configurações do sistema sob “Conexões”, onde você pode ativar ou desativar o NFC.

Não perca: Como RECUPERAR dinheiro após um golpe do Pix? Confira o passo a passo simples

Como ativar e usar o NFC em seu Xiaomi

Para usar o NFC em seu Xiaomi para pagamentos, siga estes passos simples:

  1. Ative o NFC: Vá em ‘Configurações’ > ‘Conexões’ e ative o NFC.
  2. Instale um aplicativo de pagamento: Baixe um aplicativo como Google Pay ou o app de Wallet de seu banco e cadastre seu cartão.
  3. Configure a carteira HCE: Em ‘Wi-Fi e Redes’, selecione ‘Mais’ e depois ‘Posição do elemento de segurança’. Escolha ‘Usar carteira HCE’, necessária para simular cartões de crédito.
  4. Defina o aplicativo de pagamento padrão: Volte para as configurações de ‘Toque e pague’ e selecione ‘Aplicativo de pagamento padrão’ para escolher o app desejado.

É possível adicionar NFC a um celular que não possui?

Infelizmente, não é possível adicionar a funcionalidade completa do NFC em dispositivos que não vêm com o hardware necessário.

No entanto, é possível usar cartões SD com funcionalidades NFC limitadas, como a transferência de dados, mas eles não suportam transações bancárias.

Quais outros celulares podem ter NFC?

Sim, muitos outros smartphones além dos modelos Xiaomi possuem a tecnologia NFC.

Esta funcionalidade é comum em dispositivos de médio e alto desempenho de várias marcas como Apple, Samsung, Google e Huawei.

O NFC permite a realização de pagamentos por aproximação, emparelhamento rápido com outros dispositivos e outras interações sem fio em distâncias muito curtas.

Acompanhe mais: Aprenda a CALIBRAR a bateria do seu celular para deixá-la mais forte: passo a passo para Samsung, Xiaomi, iPhone e MAIS