Quando abre as inscrições Encceja 2023?

Veja quando abre as inscrições no Encceja 2023 e como fazer para se inscrever

Criado em 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar aqueles que pretendem obter os certificados do Ensino fundamental e médio, mas que não frequentam com regularidade as escolas. 

De início, tratava-se de um exame avaliativo personalizado. No entanto, em 2009, o Inep determinou que para obter a  certificação do Ensino Médio, bastava realizar o ENEM e, por conseguinte, obter nota superior a 450 pontos em cada prova objetiva, bem como 500 na redação para garantir a certificação. 

Com a adoção do ENEM como processo seletivo majoritário por algumas universidades e instituições de ensino superior brasileiro, o INEP voltou atrás com a decisão que havia tomado em 2009 e, como consequência disso, aderiu novamente ao Encceja em 2017, como exame admissional para obtenção de certificação nos ensinos fundamental e médio. 

Quando abre as inscrições Encceja 2023?

As inscrições para o Encceja 2023 devem ocorrer entre Julho e Agosto. Por mais que a data não tenha sido divulgada, se compararmos as edições anteriores, o período condiz com o da inscrição. 

Para obter a certificação do ensino fundamental, o cidadão deve ter pelo menos 15 anos. Já no que diz respeito ao certificado de ensino médio, a idade mínima do participante é 18 anos. 

As inscrições podem ser feitas no portal oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Vale lembrar que os participantes estão isentos de quaisquer taxas e, portanto, a participação é totalmente gratuita. Para realizar, o cidadão deve: 

  1. Acessar o portal oficial do Encceja;
  2. Em seguida, clicar em Inscrições 2023;
  3. Depois disso, o candidato será redirecionado para a página do Governo Federal, na qual terá que informar CPF e Senha, se estiver cadastrado;
  4. Do contrário, o usuário pode realizar a inscrição;
  5. Feito isso, o participante deve informar os dados cadastrais, como também a modalidade em que deseja obter o certificado, isto é, se para ensino fundamental ou médio;
  6. Preencher o formulário socioeconômico. Verificar se todas as informações estão corretas e, por fim, submeter a inscrição. 

Além do Encceja, há outras formas de concluir o ensino médio mais rápido. Vamos conferir!? 

Como faço para concluir o ensino médio mais rápido?

Quando se fala em rapidez, o ensino regular não é o mais indicado, já que funciona em um período de 3 anos consecutivos, no qual o estudante deve apresentar 75% de frequência em sala de aula, bem como alto desempenho nas disciplinas. Mas, assim como o Encceja, há outras formas de obter o certificado de Ensino Médio de forma mais rápida:

  1. EJA – o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) é muito parecido com o sistema regular de ensino. E apesar de demandar 75% da presença do estudante, conta com uma carga horária reduzida. O diferencial ainda está no formato, que integra os 3 anos de ensino em 1. 
  2. Supletivo – o supletivo é um curso de curta duração que prepara os estudantes para realizar o provão EJA. Podem ser presencial ou EAD e contam com inscrição gratuita no https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/www.educamaisbrasil.com.br
  3. Telecurso – Geralmente na modalidade EAD, por contar com sistema de ensino em videoaulas. Para obter o certificado do Ensino Médio pelo Telecurso, o estudante precisa estar inscrito em um programa de Metodologia Telessala. Ao fim do programa e, claro, se aprovado, o certificado é emitido pela Secretaria de Educação. 

Para aqueles que ingressaram em um sistema de ensino regular ou fizeram ensino técnico em Instituto Federais, o ENEM ainda permanece como certificado de conclusão do Ensino Médio. Além disso, é a principal porta de entrada para a universidade pública. 

Como se inscrever no Enem 2023?

smartphone com tela do app GovernoImagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

 

Estudantes e pessoas que já concluíram o Ensino Médio estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. 

O período de inscrição é de 30 de junho a 14 de julho. Para isso, precisam se inscrever no portal do Governo, realizando os seguintes passos:

  • Acessar o Gov.br;
  • Informar o número do CPF e seguir para as etapas subsequentes;
  • Preencher todos os campos em aberto e submeter a inscrição.