Quais os BENEFÍCIOS de adicionar o CPF na nota? Medida realmente aumenta o score de crédito?

Adicionar o CPF na nota é uma medida que muitos estados incentivam; entenda quais são os benefícios de fazer isso para a população.

Hoje em dia, uma das possibilidades com a qual os brasileiros podem contar com é adicionar o CPF na nota fiscal. Assim, ao fazer algum tipo de compra em farmácias, mercados e outros locais em que a adição do CPF seja válida, é possível, mais tarde, receber alguns benefícios por fazer isso.

No momento da compra, o próprio atendente pode perguntar se o consumidor quer adicionar o seu CPF na nota. Uma das razões que podem levar o consumidor a dizer sim é que, em muitos estados, há programas que incentivam essa prática. Veja mais a seguir.

Qual os BENEFÍCIOS de adicionar o CPF na nota? Medida realmente aumenta o score de crédito?
Os benefícios de adicionar o CPF na nota podem ser desconhecidos por muitos / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Adicionar o CPF na nota

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que, apesar de ser algo muito comum em muitos locais, uma parte considerável dos brasileiros pode não saber quais são todas as vantagens de colocar o CPF na nota.

Em primeiro lugar, é importante destacar que esse é um modo que os estados encontram para poderem ter um maior controle sobre a tributação fiscal do estabelecimento.

Além disso, inserir o CPF na nota pode auxiliar também no combate à sonegação de impostos. Como há vantagens para os governos estaduais, eles podem acabar incentivando essa prática, oferecendo algumas vantagens para os consumidores.

Veja também: Brasileiros poderão SACAR mais de R$ 4 BILHÕES em DINHEIRO ESQUECIDO; saiba como consultar seu CPF

Quais as vantagens?

No estado de São Paulo, por exemplo, os cidadãos que adicionam o CPF na nota podem ter, mais tarde, descontos na hora de fazerem o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Já no estado do Rio de Janeiro, é possível ter desconto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Além disso, o Paraná também oferece vantagens, como, por exemplo, a possibilidade de ter recargas no celular. O estado conta ainda com o sorteio de prêmios em dinheiro.

Vale a pena lembrar que outros estados que contam com a possibilidade de adicionar o CPF na nota são Bahia, Ceará, Alagoas e mais.

Isso pode aumentar o score?

Muita gente pode acreditar que colocar o CPF na nota pode ajudar na hora de aumentar o score do Serasa. Deve-se ressaltar que esse score é uma forma de indicar como anda a vida financeira do cidadão, com base em uma pontuação que vai de 0 a 1000.

Assim, quanto melhor for a saúde financeira do cidadão, atendendo aos requisitos utilizados para medir essa situação, maior será o seu score. Do contrário, caso ele se encontre negativado, por exemplo, o score tende a abaixar.

No entanto, vale a pena deixar claro que colocar o CPF na nota não aumenta o score do Serasa. Aliás, essa prática não possui nenhuma relação com o score. Portanto, se você pensa em passar a adicionar o CPF para conseguir um score melhor, saiba que isso não adiantará.

O que usam para medir o score é as dívidas negativadas, o cadastro positivo e outros.

Veja também: Saiba o que pode acontecer se você NÃO DECLARAR o Imposto de Renda; CPF é negativado?