Programa Internet para Todos: é possível todos os brasileiros receberem internet GRATUITA?

Saiba mais sobre o Programa Internet para Todos: leia mais!

Hoje em dia, a tecnologia está presente em vários aspectos da vida de milhões de pessoas. Dentre os avanços tecnológicos estão os eletrodomésticos, os aparelhos eletrônicos, a Internet e tudo o que veio a partir da existência da Internet. Como, por exemplo, é o caso dos aplicativos de celulares, o que inclui as redes sociais, e as mudanças em várias questões. Atualmente, não é preciso mais sair de casa para fazer compras, para estudar, para trabalhar e várias outras coisas.

No entanto, apesar de a Internet ter causado uma verdadeira revolução nas relações sociais, muitas pessoas ainda não têm acesso à conexão em suas próprias casas. De acordo com os dados obtidos a partir de um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, no ano de 2021, quase 7,3 milhões de famílias não tinham Internet em casa. Dessa maneira, isso pode acabar causando uma exclusão dessas pessoas, em certo sentido.

Programa Internet para Todos: é possível todos os brasileiros receberem internet GRATUITA?
Internet gratuita para todos pode se tornar verdade um dia? / Imagem: Divulgação

Problemas durante a pandemia

A falta de acesso a rede de Internet em casa foi uma questão particularmente problemática para a área da educação durante 2020 e 2021, anos em que a pandemia estava mais forte no país. Isso acontece porque, por conta do distanciamento social, os estudantes passaram a ter aulas virtuais, ou remotas. No entanto, muitos alunos não tinham rede de Internet em casa, o que acabou dificultando o acompanhamento das aulas a distância.

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, em 2021 mais de 3,5 milhões de estudantes brasileiros não conseguiam acessar a Internet. Com relação às pessoas com idade acima de 10 anos, o número ultrapassou os 28 milhões.

Veja também: 9 coisas bizarras que você NÃO deve pesquisar na internet

Quais os motivos?

Os motivos apontados pelos entrevistados variam, mas, de forma geral, há razões ligadas ao financeiro. Por exemplo, 20% aproximadamente disseram que não conseguem ter acesso devido a isso. Deste total, 14% alegam que os pacotes de Internet custam caro, e cerca de 6% apontaram que não conseguem arcar com os custos dos equipamentos necessários para ter a rede de Internet.

De acordo com pesquisa feita pela empresa Surfshark, especialista na área da cibersegurança, o Brasil se encontra na 81ª posição, em uma lista de 117 países, no que se trata do custo de banda larga. Ou seja, o país possui uma das conexões mais caras. Em uma comparação com os Estados Unidos, o custo de Internet no Brasil chega a ser próximo de 6 vezes mais caro do que lá.

Internet gratuita para todos?

Por conta dessa questão, o Governo Federal lançou o Programa Internet para Todos. Assim, um dos objetivos da iniciativa é permitir a democratização da Internet. Com isso, as famílias podem ter acesso à rede com planos mais baratos. No entanto, vale a pena lembrar que, até o presente momento, não há nenhum plano próximo de se concretizar que diga a respeito do acesso gratuito à Internet.

De acordo com Eduardo Parajo, vice-presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet), o acesso gratuito à Internet para a população de modo geral pode ser não uma realidade em nenhum país. Isso pode se estender ao Brasil.

Veja também: Apps para ganhar dinheiro de verdade: lista reúne os aplicativos mais bem avaliados da internet