As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista vão até as 18h do dia 31 de julho. Essa é a 31ª edição do prêmio, que traz como tema “Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”. Uma ótima oportunidade para quem quer fazer a diferença!
Podem participar alunos do ensino médio e do ensino superior, além de pessoas que estão ou já passaram pelo mestrado ou doutorado. E as recompensas são bem atrativas: tem laptops, bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e prêmios em dinheiro que vão de R$ 12 mil a R$ 40 mil. Para se inscrever, basta acessar o site do prêmio.
As regras são bem claras: quem está na graduação ou pós pode apresentar projetos em 11 áreas de pesquisa. Já os alunos do ensino médio têm seis eixos específicos para suas propostas. Todas as orientações e detalhes estão disponíveis no edital.
Além disso, o Prêmio Jovem Cientista também reconhece um pesquisador que se destacou na temática do ano (categoria Mérito Científico) e instituições que tenham alunos ou ex-alunos que se sobressaírem na premiação (categoria Mérito Institucional). Um incentivo e tanto para o avanço da pesquisa no Brasil!
Essa iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e com apoio da Shell Brasil Petróleo Ltda. É uma maneira de incentivar juventude e inovação em áreas tão importantes para o nosso futuro.