Posso acumular os benefícios do INSS? Confira todas as regras!

Segurados pelo INSS estão em dúvida sobre acumulo de benefícios.

Todos os trabalhadores acabam tendo uma relação junto ao INSS automaticamente. Com isso, é possível conseguir diversos benefícios. Dentre eles estão aposentadorias e vários modelos de auxílio. 

Muitas pessoas tentam acumular essas modalidades de pagamento. Porém, as regras que permitem esse processo podem ser confusas e a solicitação bastante burocrática. Veja a seguir como funciona. 

Posso acumular os benefícios do INSS? Confira todas as regras!
Saiba mais sobre os benefícios do INSS – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Benefícios do INSS

Uma das maiores dúvidas das pessoas que são beneficiadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é se podem conseguir acumular o benefício. Conforme comenta a legislação previdenciária que está em vigor, alguns dos benefícios podem acumular desde que a pessoa atenda todos os requisitos legais. 

Isso significa que os beneficiários podem solicitar dois ou mais programas oferecidos pelo INSS de maneira simultânea. 

Muitos mitos podem acabar rodeando os direitos dos aposentados e segurados como por exemplo “Não é possível receber aposentadoria junto à pensão por morte”; “Não posso receber mais de uma pensão por morte” ou ainda “Posso ter acesso a duas aposentadorias?”

Quando não há um tipo de vedação expressa ou mesmo implícita, é possível que a pessoa tenha acesso a vários benefícios. 

Saiba mais: NOVA regra de acúmulo de benefícios INSS: Brasileiros serão prejudicados?

Quais podem acumular?

Na situação das pessoas que desejam receber tanto a pensão por morte como a aposentadoria, é necessário ficar atento se todos os requisitos legais para ter acesso ao valor estão sendo cumpridos. Uma vez que a resposta seja positiva, a pessoa pode solicitar a quando a. 

Porém, o mesmo não ocorre com quem tem acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Esse tipo de pagamento não poderá ser realizado junto a nenhum outro tipo de benefício. 

Já, uma modalidade que confunde muito os trabalhadores são os auxílios voltadas para a área da saúde. Existem pessoas que podem conseguir acumular o auxílio-doença junto ao auxílio-acidente. Porém, apenas alguns casos conseguem atender a essa modalidade.

Além dos que já foram comentados anteriormente, as pessoas que possuem aposentadoria podem ter  acesso a mais de uma cota desde que tenham efetuado os pagamento de maneira independente, ou seja, pelo INSS e por uma instituição privada 

A verdade é que a melhor maneira de conseguir saber quais os benefícios são possíveis de receber é buscando o auxílio de um especialista na área. Ao contratar um advogado previdenciário, o segurado pode ter mais segurança e certeza na hora de efetuar a solicitação da remuneração. 

Também é uma boa opção de investimento para o momento de dar entrada no processo, o que pode ser muito burocrático e bastante confuso. 

Veja também: ERRO no cadastro do INSS pode gerar dinheiro extra para brasileiros? Entenda!