Plano de ferrovia liga oceanos e transforma logística no Brasil
Um novo projeto de ferrovia está sendo discutido no Brasil, que pretende ligar Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, a várias regiões do país e do Peru. Essa ferrovia, chamada de Ferrovia Bioceânica, é considerada uma parte importante de um corredor logístico que busca conectar o Centro-Oeste brasileiro ao litoral atlântico da Bahia, especificamente a Ilhéus. Essa conexão é feita através da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
O plano da ferrovia é ambicioso. Após sair de Lucas do Rio Verde, ela vai seguir em direção ao oeste, atravessando o estado de Rondônia e o sul do Acre, até chegar à fronteira com o Peru. Depois de cruzar a Cordilheira dos Andes, a linha férrea deve atingir o porto de Chancay, que fica a cerca de 70 quilômetros de Lima, a capital peruana. Essa rota facilitará o transporte de produtos brasileiros para o mercado asiático, aumentando a competitividade do agronegócio e da mineração do Brasil, ao oferecer uma alternativa terrestre ao transporte marítimo pelo Canal do Panamá ou contorno pelo Cabo Horn.
Atualmente, foi assinado um memorando que autoriza apenas a realização de estudos técnicos, econômicos e ambientais a respeito do projeto. Isso significa que ainda não há um orçamento definido ou cronograma de execução. O governo brasileiro informou que as próximas decisões sobre o andamento do projeto dependerão dos resultados desses estudos, que avaliarão o traçado exato da ferrovia, os municípios que serão afetados e os pontos de integração logística.
A Ferrovia Bioceânica já está sendo planejada há mais de dez anos e visa reduzir os custos logísticos das exportações brasileiras, especialmente no setor do agronegócio. Com a conclusão desse projeto, espera-se que o Brasil consiga não só ampliar suas rotas de exportação, mas também usar a ferrovia como uma nova opção para explorar mercados no exterior, especialmente na Ásia.