PIS/Pasep 2024 será liberado muito em breve: descubra se você também vai poder SACAR

Saiba quais são os critérios para receber o abono salarial, veja quanto cada trabalhador poderá receber e a partir de quando o dinheiro será depositado.

Com o encerramento dos pagamentos do PIS/Pasep neste ano, a expectativa agora é para saber quando a próxima remessa do abono salarial será paga. É preciso ainda ficar atualizado sobre o valor, quem tem direito, quais são os critérios que precisam ser cumpridos e quais as datas de pagamento.

Os trabalhadores de baixa renda da iniciativa privada e pública podem receber, desde que estejam dentro dos requisitos. A diferença é que o PIS é para quem atua em empresa privada, com o recebimento pela Caixa. Enquanto que o Pasep é destinado aos servidores públicos, com os depósitos acontecendo por meio do Banco do Brasil.

O principal aspecto que ainda gera dúvida nos trabalhadores é saber quando o abono salarial de 2022 será pago, tendo em vista que por causa da pandemia houve um atraso nos repasses. Este ano foi pago o PIS/Pasep de 2021 e até então o governo não informou se pretende voltar a fazer os repasses com um ano de diferença.

PIS/Pasep 2024 será liberado muito em breve: descubra se você também vai poder SACAR
A partir de janeiro de 2024 começa a ser pago o PIS/Pasep do ano base 2022. Veja as regras. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem pode sacar o abono?

O PIS/Pasep é liberado para os trabalhadores que atuaram formalmente por pelo menos 30 dias no ano de referência do pagamento, que estão inscritos há pelo menos 5 anos no abono salarial, que receberam uma média de até dois salários mínimos por mês no ano em questão e que estão com os dados corretos e atualizados no e-Social ou na RAIS.

Quem trabalha em empresas privadas segue o calendário determinado pela Caixa, que é com base no mês de aniversário do trabalhador. No caso dos servidores públicos, é o Banco do Brasil quem determina as datas de pagamento, conforme o final do número de inscrição. Os valores são liberados para um público diferente a cada mês, sendo que o existe um prazo máximo para o saque do abono do ano em questão.

É permitido que o saque seja realizado até dezembro, pois em geral as parcelas são pagas até o mês de julho. Quem perder o prazo terá que aguardar o próximo calendário, com a divulgação de novas datas. A quantia pode ser sacada dentro de até 5 anos, basta que o trabalhador faça a solicitação do saque em atraso.

Veja também: Fique DE OLHO: revelamos o que ninguém te contou sobre o pagamento do PIS/Pasep 2022

Qual o valor do PIS/Pasep que foi liberado?

Em 2024 será pago o abono salarial correspondente ao ano de 2022, com a expectativa para que as parcelas comecem a ser depositadas em janeiro. O valor vai depender do período que cada pessoa trabalhou dentro das condições apresentadas acima, sendo que a quantia máxima que o trabalhador pode receber é de um salário mínimo vigente.

Dessa forma, é preciso esperar para que seja anunciado o reajuste salarial que entra em vigor no próximo ano. A partir de então, basta dividir o valor pela quantidade de meses trabalhados em 2022. O calendário de pagamento do PIS/Pasep pago em 2024 deve ser divulgado ainda este ano pelo governo federal.

Ainda não se sabe se o abono salarial vai voltar a ser pago no ano seguinte ao período trabalhado, pois para isso seria preciso que duas levas do PIS/Pasep fossem pagas de uma única vez.

Veja também: Entenda POR QUE o novo PIS/Pasep está assustando os trabalhadores: INACREDITÁVEL