Fique DE OLHO: revelamos o que ninguém te contou sobre o pagamento do PIS/Pasep 2022

Em breve, milhares de beneficiários poderão se beneficiar com uma parcela do pagamento.

O PIS/Pasep é um benefício anual pago aos trabalhadores que se encaixam em uma série de regras. Basicamente, ele atua como um pagamento extra para aqueles que trabalharam durante o ano anterior, independentemente do tempo de serviço. Por isso, se você é trabalhador registrado, é bom saber mais sobre como ele funciona.

Nesse sentido, caso esteja curioso para saber quando poderá receber o pagamento referente ao ano passado, continue acompanhando a matéria a seguir e e fique por dentro de todos os detalhes sobre o tema!

Quer saber quando vai receber o PIS/Pasep de 2022? Saiba tudo sobre o benefício!
Quer saber quando vai receber o PIS/Pasep de 2022? Saiba tudo sobre o benefício! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, quando o PIS/Pasep 2022 vai ser pago?

A princípio, o pagamento do PIS/Pasep sempre aconteceu no ano seguinte ao ano trabalhado. Ou seja, normalmente o benefício de 2022 seria entregue neste ano, em 2023. Entretanto, tudo mudou em 2020, devido à pandemia de COVID-19, que acabou atrasando o calendário do benefício.

Naquela época, o Governo Federal encontrou dificuldades para lidar com a economia do país, o que fez com que ele tivesse que retardar o pagamento do PIS/Pasep. Com isso, o benefício de 2021 acabou sendo pago no lugar do de 2022, neste ano. O que quer dizer que, na verdade, o abono salarial de 2022 deverá ser pago no ano que vem.

É importante ter em mente que, da mesma forma que houve um atraso, é possível que haja um adiantamento para que o calendário volte aos eixos. Entretanto, até o momento o Governo Federal não chegou a declarar que poderia consertar o calendário, até porque seria necessário desembolsar o dobro dos valores para pagar ambos os benefícios no mesmo ano.

De qualquer forma, em todos os anos o PIS é pago pela Caixa Econômica, que é responsável pelos trabalhadores do setor privado, enquanto o Pasep é entregue pelo Banco do Brasil, que responde aos servidores públicos. O valor máximo é equivalente ao piso salarial vigente no ano, mas pode ser dividido por 1/12, dependendo da quantidade de meses que se trabalhou. Dito isso, somente ano que vem saberemos o valor do abono salarial de 2022.

Veja também: Não SAQUEI o PIS/Pasep 2023, PERDI definitivamente meu dinheiro? Aprenda a resgatar!

Quem pode receber esse benefício?

Ademais, pode acontecer de muitas pessoas ainda terem um pouco de dificuldade para saber quais trabalhadores têm direito ao benefício, visto que não são todos. Confira as regras:

  • É necessário ter inscrição no PIS/Pasep por um período mínimo de cinco anos;
  • O profissional deve ter atuado, pelo menos, por trinta dias no período levado em consideração. Não precisam ter sido consecutivos;
  • O salário dos recebedores não pode ser superior a dois pisos nacionais, uma vez que o benefício é direcionado aos trabalhadores de baixa renda;
  • A empresa responsável pelo funcionário deve ter enviado seus dados à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou ao e-Social.

Para saber se você tem direito de receber o pagamento, é importante ficar de olho em alguns aplicativos, como é o caso da Carteira de Trabalho Digital (Android: https://bityli.com/RTJ3D ou iOS: https://bityli.com/UQefF).

Veja também: GOLPISTAS agora usam MENSAGENS DE TEXTO para enganar suas vítimas: veja como se proteger