PIS/Pasep de 2023 vai poder ser SACADO no próximo mês? Confira!

No ano que vem, o Governo Federal deve liberar mais uma remessa do PIS/Pasep. Veja quem pode ter acesso ao dinheiro!

Com o fim de ano se aproximando, os trabalhadores que têm direito ao PIS/Pasep já começam a ficar ansiosos para saber sobre o pagamento do abono salarial do próximo ano. Isso porque há mais de um grupo que ainda não teve direito aos valores, devido aos atrasos no calendário.

Quer conferir o que se sabe até agora sobre o abono salarial e quem tem direito ao pagamento? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o assunto!

Em 2023, os trabalhadores poderão contar com mais um calendário de pagamentos do PIS/Pasep. Veja o que se sabe até o momento sobre o abono!
Em 2023, os trabalhadores poderão contar com mais um calendário de pagamentos do PIS/Pasep. Veja o que se sabe até o momento sobre o abono! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Abonos salariais pendentes

Para contextualizar o assunto, é bom voltar um pouco no tempo. Basicamente, o abono salarial é entregue anualmente aos trabalhadores que possuem direito, o que acabou não acontecendo em 2021. Na época, a justificativa para a ausência do pagamento foi de que os recursos do abono foram redirecionados a um programa que evitava a demissão em massa das empresas durante o período de pandemia.

Nesse sentido, o PIS/Pasep referente ao ano-base de 2020, que deveria ter sido entregue em 2021, só foi liberado durante os meses de fevereiro e março deste ano. Diante desse cenário, os valores referentes ao ano-base 2021 também sofreram atrasos, pois deveriam ter sido entregues também em 2022. Infelizmente, dificilmente o Governo Federal conseguiria arcar com o pagamento de dois benefícios em um período inferior a 12 meses.

Analisando o contexto geral, atualmente há dois abonos salariais pendentes, correspondentes aos trabalhadores que atuaram em 2021 e aos que atuaram em 2022. Dessa forma, a expectativa no ano que vem é que ambos os benefícios sejam pagos de uma só vez, mas é provável que apenas um deles seja entregue em 2023.

Veja também: Prazo MÁXIMO para saque do PIS/Pasep é definido: não perca a data limite!

PIS/Pasep em 2023

Antes de mais anda, é importante ressaltar que ainda há poucos detalhes sobre o pagamento do PIS/Pasep do próximo ano, incluindo informações referentes ao calendário de repasses do abono. Dito isso, é importante destacar que, normalmente, as informações sobre os pagamentos costumam sair apenas no ano em que há programação de repasse.

É importante ter em mente também que, neste momento, o Brasil enfrenta um período de transição, pois, no ano que vem, haverá a ascensão de um novo governo. O que se pode adiantar é que provavelmente no ano que vem haverá um desfalque dos recursos para arcar com dois tipos de abonos salariais de uma só vez.

Portanto, a prioridade deve ser dada somente àqueles que trabalharam em 2021, visto que esse é o público com mais atraso na linha de pagamento. Na prática, acredita-se que os calendários devam continuar dessa forma, com a previsão de pagamento para quem trabalhou em 2022 somente acontecendo em 2024.

Apesar disso, como dito anteriormente, é importante ressaltar que se trata apensas de uma suposição, visto que os trabalhadores somente terão certeza absoluta de como os pagamentos funcionarão a partir de janeiro do próximo ano.

Veja também: Mais de R$ 25 bi para SAQUE nas cotas do abono salarial do PIS/Pasep; saiba como resgatar