Seu olho está tremendo involuntariamente? Cuidado, veja o que isso significa!

Não pense que o tremor é algo comum, pois não é!

Seu olho está tremendo de forma involuntária? Isso pode acontecer em um ou nos dois olhos, mas não é algo incomum. Esse tremor é, na verdade, na pálpebra, e causa pequenas vibrações. A sensação é que está passando uma corrente elétrica na sua pálpebra, o que muitas pessoas acham incômodo. Isso pode acontecer a qualquer momento, mas principalmente quando o corpo está cansado ou passando por um pico de estresse. Porém, também pode acontecer devido a alguma doença nos olhos ou pálpebra. Por isso, fique atento.

O nome técnico para este tremor é blefaroespasmo, e muitas pessoas o descrevem diferente. Podemos falar que é um tremor nos olhos, nas pálpebras, um “tremelique” ou até mesmo uma “tremedeira”. Você pode escutar diversas caracterizações deste problema. Comumente, como mencionado, ele está associado a estresse, cansaço, nervosismo, ansiedade ou consumo excessivo de estimulantes. Entretanto, também pode acontecer devido a outros motivos. Entenda o que é o blefaroespasmo, porque ocorre e como tratar.

Seu olho está tremendo involuntariamente? Cuidado, veja o que isso significa!

Seu olho está tremendo involuntariamente? Cuidado, veja o que isso significa!. Reprodução Youtube

Quais as causas deste tremor?

Primeiro, vamos começar a falar sobre as causas deste tremor. Como já falamos, ele está muito associado a situações em que o corpo está sob estresse, ansiedade, nervosismo, cansaço ou algo semelhante. Também, pode estar relacionado a estimulantes, como excesso de café ou energético.

Porém, o blefaroespasmo também pode estar ligado a carência de vitaminas, como a vitamina B, falta de magnésio e de sais minerais. Este motivo é comum em mulheres grávidas ou gestantes. Ou, pode indicar problemas nos núcleos basais, que são estruturas do nosso cérebro que controlam movimentos dos olhos e pálpebras.

Outra questão que devemos ficar atento é o uso excessivo de telas, como computadores, tablets, smartphones e televisões, que também podem causar esse sintoma. Ou, o uso prolongado das lentes de contato.

Veja também: Nova experiência para ganhar dinheiro na internet: 10 jogos do metaverso para lucrar através do celular ou PC

Como é o tratamento?

Agora, vamos falar em relação ao tratamento. O tratamento depende, na verdade, dos causadores do problema. No caso de ansiedade ou estresse, é indicado que o paciente procure tratamento psicológico ou psiquiátrico.

No que se trata de medicamentos, dependendo do causador do problema podem ser usados ansiolíticos, suplementação vitamínica ou de minerais.

Para alívio imediato, recomenda-se mascar chiclete, realizar massagens nas pálpebras ou bocejar. E, para longo prazo, aplicações botulínicas.

Veja também: Governo do Estado oferece R$ 500 mensais para estudantes; alunos devem preencher estes requisitos para ganhar a bolsa