Programa leva internet DE GRAÇA para ESTE grupo de pessoas: veja como se beneficiar

O governo federal possui diversos projetos sociais, incluindo aqueles com intuito de levar internet de graça para milhares de cidadãos.

No cenário atual, onde a conectividade é quase tão essencial quanto água e luz, uma grande parcela da população brasileira ainda se encontra à margem do mundo digital.

Nesse contexto, o governo federal deu um passo significativo com o lançamento de um programa que concede rede gratuita, uma iniciativa audaciosa que promete reduzir drasticamente a exclusão digital no país.

Já pensou em conseguir internet de graça com ajuda do governo? Saiba quem pode participar do projeto.
Já pensou em conseguir internet de graça com ajuda do governo? Saiba quem pode participar do projeto. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Transformação digital para os mais vulneráveis

O Programa Internet Brasil nasceu de uma necessidade premente revelada pela pandemia de COVID-19: a urgência de acesso digital para todos.

Com um foco especial em estudantes e professores, o programa se propõe a distribuir acesso gratuito à internet e dispositivos móveis para as camadas mais vulneráveis da população.

Esta medida visa garantir que a educação e o trabalho, áreas vitais transformadas pela necessidade de distanciamento social, sejam acessíveis a todos, independentemente de sua condição econômica.

Veja mais: MEI NÃO É uma boa alternativa para motoristas de app? Confira qual proposta é mais interessante para este grupo

Como participar do programa e ter internet de graça?

Para fazer parte dessa revolução digital, os interessados devem visitar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Com documentos pessoais em mãos, é possível realizar o pré-cadastro e receber todas as informações necessárias sobre como o programa pode ajudar cada indivíduo ou família.

Este processo assegura que os recursos oferecidos pelo Programa Internet Brasil sejam aproveitados ao máximo por aqueles que realmente necessitam.

Quais cidades recebem o Internet Brasil?

O Programa Internet Brasil, desenvolvido para proporcionar acesso gratuito à banda larga móvel a estudantes carentes de escolas públicas, será inicialmente implementado em apenas seis municípios.

Para participar, é necessário que o aluno possua um aparelho celular, conforme estabelecido por uma portaria recentemente publicada pelos ministérios das Comunicações (MCom) e da Educação (MEC).

Lançado em dezembro de 2023 através de uma medida provisória, o programa tem como meta inicial distribuir chips de internet para aproximadamente 700 mil alunos nas seguintes cidades do Nordeste:

  • Caicó (RN);
  • Campina Grande (PB);
  • Caruaru (PE);
  • Juazeiro (BA);
  • Mossoró (RN);
  • Petrolina (PE).

Essas cidades foram escolhidas porque o Nordeste é considerado uma região prioritária para as políticas públicas de telecomunicações, devido aos seus índices de acesso inferiores aos de outras regiões do Brasil.

Veja outros: Governo inclui HOJE (30) novos grupos de beneficiários ao Pé-de-Meia; veja se VOCÊ pode receber!

Como ter acesso à internet de graça pelo programa?

A entrega dos chips aos estudantes do ensino fundamental (a partir do terceiro ano) e médio em escolas públicas começará assim que houver adesão das prefeituras e secretarias estaduais de educação.

Este programa visa garantir que estudantes de famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal tenham acesso à internet, sem limitação no número de alunos beneficiados por família.

Passos para aproveitar os benefícios

  • Visite o CRAS: dirija-se ao CRAS mais próximo para obter informações detalhadas e personalizadas.
  • Documentação necessária: não esqueça de levar seus documentos pessoais para realizar o pré-cadastro.
  • Mantenha-se informado: fique atento aos benefícios atualizados e como eles podem ajudar você e sua família.

Em resumo, o Programa Internet Brasil é mais do que apenas uma iniciativa tecnológica; é um mecanismo vital para assegurar que todos os brasileiros possam participar ativamente da sociedade digital do século XXI.

Ao reduzir as barreiras digitais, o programa não apenas promove a igualdade, mas também pavimenta o caminho para uma sociedade mais justa e equitativa.

Acompanhe mais: Conexão sem custo! Descubra como aproveitar a internet grátis que está conquistando as operadoras no Brasil

Kit Antena Digital gratuita: veja como solicitar a sua

Em resposta à transição do sinal analógico para o digital, o governo federal oferece um kit antena digital gratuito para famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Este kit inclui uma antena especial para captação do sinal digital, um conversor de sinal analógico para digital e os cabos necessários.

Para ter direito ao kit, é necessário que a família tenha renda de até três salários mínimos e possua televisores que operem apenas com sinal analógico. Além disso, o beneficiário deve residir em capitais ou em municípios com mais de 500 mil habitantes.

O processo para solicitar o kit é simples: com o Número de Identificação Social (NIS) e o CPF em mãos, os interessados devem contatar a central de atendimento ou acessar o site Siga Antenado, fornecer suas informações, escolher a data e aguardar a entrega do kit em casa