O PERIGO do PIX que POUCAS pessoas sabem: NUNCA faça isso!

Apesar do Pix ser uma transação extremamente útil e popular, existem alguns cuidados que devem ser tomados no momento de começar a utilizá-la.

Você acreditaria se alguém te dissesse que o Pix pode comprometer alguns dos seus dados? Bem, não o Pix, exatamente, mas uma simples conduta, comum entre muitos, pode acabar colocando em risco a segurança e a privacidade dos cidadãos brasileiros.

Para melhor entender, todo mundo sabe que o Pix é a transação financeira mais utilizada entre os cidadãos brasileiros. Na verdade, agora, a transação tornou-se o meio oficial de pagamento dos indivíduos locais, tendo em vista novos recordes que são quebrados eventualmente.

Apesar disso, ainda existem alguns cuidados que devem ser tomados, evitando o comprometimento dos dados, assim como a segurança dos consumidores. Se você ainda está incerto sobre o que isso quer realmente dizer, é hora de tirar a pulga de trás da orelha.

Pix
Riscos que as chaves podem gerar / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda porque o Pix pode comprometer a sua segurança e privacidade

Bem, assim como dito anteriormente, a popularidade do Pix está clara para toda e qualquer pessoa. Não é à toa que a transação já serve de inspiração para que outros locais do mundo criem recursos similares, visto que, atualmente, somente os brasileiros podem utilizá-la.

Neste sentido, é completamente comum que as pessoas cadastrem chaves no Pix, afinal, essa é a única forma de receber dinheiro através da transação. O processo para cadastrar as chaves é simples, e consiste apenas em acessar as configurações nas respectivas instituições financeiras de uso pessoal.

Entretanto, muita gente não faz ideia que alguns riscos à segurança estão justamente voltados para o cadastro dessas chaves. Melhor dizendo, é preciso ter em mente que toda e qualquer pessoa poderá acessar sua chave Pix, principalmente através do cruzamento de dados.

Hoje em dia, já existem bancos que permitem que os usuários encontrem pessoas apenas digitando o nome delas, ou qualquer que seja o dado pessoal. Isso pode colocar até mesmo o CPF do consumidor em risco, e é exatamente por isso que é necessário ter uma enorme atenção.

Veja também: URGENTE! Saiba a verdade sobre o PIX e o Bolsa Família: você pode PERDER o seu benefício

Seu celular e seu CPF podem estar comprometidos!

Conseguinte às informações apresentadas, é totalmente comum que os usuários optem por cadastrar chaves que sejam de mais fácil acesso, ou seja, que sejam mais fáceis de memorizar, garantindo que não haverá qualquer problema na hora de compartilhar com outras pessoas.

Por outro lado, cadastrar o CPF e o número de celular pode ser uma das piores coisas que os usuários podem fazer. Em relação ao número de celular, cabe dizer que os riscos são um pouco menores, mas ainda graves. Isto é, criminosos podem encontrar as redes sociais dos usuários através do número, aplicando golpes e tentanto clonar as informações pessoais.

Agora, ao tratar-se do CPF, a situação é ainda pior. Melhor dizendo, a exposição do CPF pode comprometer até a vida financeira de um indivíduo, visto que o documento é essencial para a abertura de contas bancárias e demais movimentações do tipo.

O que tudo isso quer dizer é que existem outras vias mais seguras para garantir a utilização do Pix, como por exemplo, utilizando chaves aleatórias e e-mails. A troca pode ser feita diretamente nas instituições, como dito.

Veja também: Quer AUMENTAR o limite do seu Pix na Caixa e NÃO SABE como? Aprenda AGORA!