Qual o motivo do Nubank usar o Itaú em vez de conta própria para pagar os funcionários?

Veja mais informações na matéria; leia.

O Nubank é uma fintech e empresa startup que oferece diversos tipos de serviços na área financeira como, por exemplo, cartões de crédito ou débito, aplicações na bolsa de valores ou em investimentos de renda fixa, empréstimos, dentre muitos outros.

Criada no ano de 2013, rapidamente a fintech ganhou força e, hoje, é muito popular entre os cidadãos do Brasil, devido à menor burocracia existente e maior facilidade para resolver os problemas que podem vir a existir na conta do cliente, uma vez que tudo é realizado de forma online.

Entretanto, a fintech não paga os seus próprios funcionários através das contas do Nubank. Mas por qual motivo isso ocorre? Acompanhe na matéria.

Qual o motivo do Nubank usar o Itaú em vez de conta própria para pagar os funcionários? / Imagem: Divulgação.

Por que o Nubank paga seus funcionários através do Itaú?

Não existe uma resposta concreta para essa questão, apenas suposições. O que se sabe é que o Nubank, apesar de oferecer uma ampla variedade de serviços, não possui uma conta salário, o que impossibilita que os funcionários recebam dessa forma através da própria fintech.

Esse serviço é realizado por meio do banco Itaú, de forma terceirizada. Entretanto, como o Nubank permite a portabilidade de salário para uma conta da NuConta, os funcionários interessados possuem a possibilidade de solicitar essa portabilidade e, desse modo, receber o salário em uma conta da fintech.

Em comunicado enviado a um blog, o Nubank confirmou a questão de não ofertar uma conta salário.

Uma das hipóteses para que essa situação ocorra é que, ao fazer isso, a fintech mantém seu status de instituição financeira e de pagamento, e não de banco.

Veja também: Usuário do Nubank recebe indenização do banco digital; falhas de segurança obrigaram a fintech a pagar restituição

O Nubank não é um banco?

De acordo com as regulamentações do Banco Central, o Nubank não pode ser considerado exatamente como um banco. 

Os serviços oferecidos pela fintech são ligados ao setor financeiro e de pagamento, mas ele não possui uma conta corrente, de poupança ou salário. A conta oferecida pelo Nubank é uma conta de pagamento.

Por conta de não ser considerado um banco, é possível evitar muitas burocracias e, além disso, taxas que são embutidas nos bancos. 

Além de evitar as muitas taxas e burocracias existentes que afetam os bancos, uma outra grande diferença no que diz respeito à forma como o Nubank se comporta em relação aos bancos tradicionais, considerados assim pelo ponto de vista do Banco Central, é relacionada à forma de aplicar o dinheiro.

Os bancos tradicionais podem, por exemplo, emprestar o dinheiro a outros ou, então, fazer a aplicação dele em variadas opções, enquanto o Nubank o mantém aplicado em títulos públicos.

Veja também: Pix de R$ 75 para aniversariantes usuários do Nubank é válido, ou golpe? Saiba mais!