Novo RG passa a ser OBRIGATÓRIO em todo o território nacional: aprenda a emitir!

Confira se já chegou ao seu estado as atualizações sobre a carteira de identidade.

Os documentos pessoais de identificação são os mecanismos responsáveis por identificar determinado cidadão num sociedade de diferentes.

Alguns números são emitidos por estes documentos e cada indivíduo possui o seu próprio número.

Dessa forma, a famosa carteira de identidade será exigida em todo território nacional e os serviços de emissão serão disponibilizados de forma gratuita.

Confira todos os detalhes da notícia e esteja atento nas informações referentes à emissão.

Novo RG passa a ser OBRIGATÓRIO em todo o território nacional: aprenda a emitir!
Atualizações sobre a nova carteira de identidade Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Atualizações referentes a carteira de identidade

O RG (registro geral) é ofertado tantos nos formatos digitais quanto físico e passa a ser de uso obrigatório em todo o país. O documento já era de total necessidade entre os cidadãos brasileiros, a diferença é que agora é necessário fazer a sua atualização. Cerca 12 estados do país já estão disponíveis para fazer a emissão. Esses estados são: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Apesar do número de estados onde essa atualização já alcançou, é necessário que também se alcance o restante até o mês de novembro.

A mudança realizada é que a versão digital do documento agora está ainda mais segura. Ela trará também o QRCode e poderá também ser utilizada em território estrangeiro.

Se o seu estado for algum desses listados acima, você deverá apresentar obrigatoriamente a certidão de nascimento ou casamento, documento de identificação anterior, comprovante de residência, CPF, foto 3×4 recente, PIS/PASEP, carteira de motorista, cadastro nacional de saúde, carteira de trabalho, identidade profissional e tipo sanguíneo.

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Informações importantes referentes ao RG

O documento como o conhecemos contém dados e apresentações fundamentais para identificação do indivíduo. É direcionado aos brasileiros natos, naturalizados e portugueses que possuam igualdade de direitos. Qualquer cidadão brasileiro tem o direito de obtê-la e pode ser solicitada tanto de forma online como presencialmente. Nos casos presenciais, procure a Central do Cidadão do seu município ou a mais próxima de você. Vá antes para fazer o agendamento do dia e horários específicos, e não esqueça de nenhum dos documentos mencionados acima.

ATENÇÃO AOS CASOS DE PRIORIDADE. Idosos com 60 anos acima, PCDs, gestantes, lactantes, com crianças de colo e pessoas com obesidade possuem PRIORIDADE nos atendimentos e não precisam agendar o serviço.

A Lei de regulamenta este documento é a de n° 9.454, de 7 de abril de 1997. No caso de precisão no detalhamento das informações, acesse o site do https://www.planalto.gov.br/ que dispõe a legislação na íntegra.

Além disso, o Decreto n° 9.278, de 5 de fevereiro de 2018 também dispõe de informações importantes referentes ao documento. No caso de ainda haver dúvidas, procure um profissional do serviço social que lhe orientará em todas as etapas e apoiará a medida de emissão.

Se as atualizações ainda não tiver chegado ao seu estado, fique atento as novas notícias, pois deverá chegar até o penúltimo mês do ano.

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Todos documentos que existem na versão digital

Você sabia que já existem diversos documentos importantes em versão digital? Melhor dizendo, hoje em dia, não é mais preciso andar com todos os documentos físicos em mãos, evitando situações como a perda, a rasura e/ou qualquer outro dano.

De forma mais clara, é preciso ressaltar que os documento digitais são totalmente seguros, visto que eles contam com a necessidade de comprovação da titularidade, além de serem propostos por aplicativos oficiais. Atualmente, os principais documentos digitais existentes são:

  1. Carteira de Trabalho Digital (Android: https://bityli.com/RTJ3D ou iOS: https://bityli.com/UQefF);
  2. Carteira Digital de Trânsito (Android: https://bityli.com/xbATO ou iOS: https://bityli.com/fqdyYa);
  3. CPF (Android: https://bityli.com/vujgLUDe ou iOS: https://bityli.com/teYNbCzK);
  4. e-Título (Android: https://bityli.com/UsQGMq ou iOS: https://bityli.com/dNcxA1);
  5. Carteira de vacinação (Android: https://bityli.com/Jypw7 ou iOS: https://bityli.com/k61BF);
  6. RG, que vai depender de aplicativos específicos dependendo do estado de nascimento do cidadão.

Como ocorre a emissão de um passaporte?

Muitas pessoas querem viajar para fora do país e se programam muito para fazer isso. Entretanto, tirar passaporte pode não ser muito simples para quem não entende muito bem a burocracia. Primeiramente, é preciso ter em mente que é preciso contar com duas etapas: a online e a presencial.

Levando isso em conta, primeiro, reúna todos os seus documentos, mantendo todos seus dados em dia e regulares (como o CPF, serviço militar, serviço eleitoral etc.). Depois, você vai precisar preencher um documento da Polícia Federal (https://curtlink.com/zQCYAS). Esse formulário será a etapa inicial para garantir a emissão.

Feito isso, o próximo passo é pagar o Guia de Recolhimento da União (GRU), que está custando R$ 257,25 neste ano, mas pode sofrer variação. Após o pagamento, será hora de agendar um atendimento, o que pode ser feito pelo site oficial (https://curtlink.com/QIyGrVn).

Por fim, bastará  comparecer no local na data e no horário que você agendou. Quando tudo estiver certo e o processo estiver concluído, basta buscar o passaporte.

Veja como consultar e regularizar o seu CPF

Você sabia que o seu CPF pode estar com irregularidades e você sequer faz ideia disso? Bem, essas irregularidades podem partir de diversos motivos, mas principalmente pelas dívidas em atraso, o que faz com que os órgãos de proteção ao crédito negativem o documento.

Felizmente, é extremamente simples realizar uma consulta para saber qual a situação de cada titular. Para isso, é necessário acessar o site oficial do Serasa (serasa.com.br) e criar um cadastro contendo nome, senha, data de nascimento e demais dados pessoais.

Após essa etapa, o Serasa irá direcionar o usuário para a página de consultas. Assim, será possível ver todas as dívidas pendentes que estão gerando a irregularidade, bem como as propostas de renegociação para voltar a ter o documento totalmente em dia. O processo é gratuito.

Você sabia que o seu CPF pode ser cancelado?

Enganam-se aqueles que pensam que a restrição e/ou a negativação do CPF é a pior coisa que pode acontecer com o documento. Isto é, apesar da inadimplência ser algo que necessita de uma solutação imediata, ainda é possível que algo pior aconteça com o CPF: o cancelamento.

Muita gente acredita que o CPF é para sempre, ou seja, que ele não pode ser cancelado. Entretanto, de acordo com as normas vigentes no território nacional, os motivos que podem cancelar um CPF são:

  1. Falecimento do titular;
  2. Qualquer erro nos dados, assim como a inscosistência das informações;
  3. Tentativas de fraude;
  4. Pendências com a Receita Federal;
  5. Ausência da declaração do Imposto de Renda.