Novo golpe no WhatsApp para roubar dados bancários; veja como escapar da invasão

Não clique em nada de estranho no seu e-mail ou WhatssAp. Desconfiar é a melhor opção.

Os cibercriminosos não cansam de inventar golpes para roubar dados bancários de possíveis vítimas e o aplicativo WhatsApp é uma forma de também colocar em prática diversos crimes.  Cada vez mais astutos e ousados, os golpistas são criativos no momento de enganar as pessoas. Chegou ao ponto de roubarem até criptomoedas.

Entre os métodos mais utilizados estão aqueles conhecidos como phishing. São mensagens e ligações usadas para enganarem as vítimas. Os meios utilizados são Whatsapp, redes sociais, SMS e ligações para o celular.

Os golpistas utilizam banco, marca famosa ou instituição para conseguirem a confiança da vítima. É assim que eles conseguem dados importantes e sigilosos dos usuários de internet para realizar diversos golpes.

cuidado com os golpes./imagem: divulgação

Novo golpe de phishing no WhatsApp

A criatividade para o cibercrime não tem limite. Agora, os golpistas em uma nova tentativa de levar dinheiro das suas vítimas em potencial, inventaram uma nova de phishing.

Para conseguir roubar os dados, os golpistas enviam um e-mail  para algum contato se passando pela central de atendimento do WahtsApp. A mensagem vem junto com uma mensagem de voz, que imediatamente é clicada pela vítima. Entretanto, tudo não passa de uma simulação.

Os bandidos fazem a figura parecer real e colocam até mesmo um botão de play para ficar real. Ao clicar no suposto áudio, o usuário é surpreendido ao ser levado para um site malicioso, que solicita a realização de algumas etapas. Mesmo parecendo estranho, muita gente insiste em seguir em frente.

É partir daí que o crime é concluído.

Veja também: Como evitar golpes com NFTs: Dicas para não cair em cilada

O que acontece?

Ao ser instalado o vírus no aplicativo da vítima, muitas ações fraudulentas impregnam o celular ou computador, como malwares e outros aplicativos que roubam informações e dados.

O usuário passa a perceber que muitas coisas estranhas estão acontecendo com o seu computador, como, por exemplo aparecer sites de conteúdo adulto.  É aí que a festa dos golpistas começa. Eles passam a roubar o dinheiro de suas vítimas com muita facilidade, porque instalam um cavalo de Tróia no computador de suas vítimas.

Até mesmo informações do disco rígido são acessadas pelos criminosos. Além disso, eles conseguem também acessar credenciais de carteiras digitais, dados de cartões, criptomoedas e o saldo da conta bancária.

É por causa de crimes como esse que o usuário não pode clicar em nada que receba por e-mails ou whatsapp. Isso pode ser uma grande armadilha.

Veja também: 5 tipos de sites que você nunca deve acessar; estes endereços são usados para roubar dados, aplicar golpes e mais!