Não recebi a restituição do IR 2022: o que eu faço?

Restituição do Imposto de Renda já está disponível mas alguns não conseguem sacar.

A restituição do Imposto de Renda é um processo realizado pela Receita Federal. Essa iniciativa tem como objetivo devolver as taxas de impostos pagas de maneira indevida. Assim, os repasses são feitos a partir de lote. 

Recentemente, o último lote de pagamento foi realizado para os contribuintes que tinham direito ao pagamento. Porém, algumas situações podem ter impedido o saque da quantia. Saiba como resolver esse problema. 

Não recebi a restituição do IR 2022: o que eu faço?
Saiba como receber sua restituição – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Restituição do IR

Durante o último dia de setembro, mais especificamente dia 30, a Receita Federal realizou o depósito do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda. Dessa maneira, cerca de R$ 1,9 milhões foram disponibilizados para esse fim, buscando atender 1.220.501 contribuintes. 

Antes do pagamento, a consulta já estava disponibilizada desde o dia 23 de setembro. Além desses valores, a Receita Federal também liberou a busca por lotes residuais, ou seja, as quantias disponíveis de anos anteriores para as pessoas que caíram na malha fina e conseguiram acertar suas contas recentemente. 

É importante lembrar que alguns lotes já foram realizados anteriormente. Eles ocorreram em maio, junho, julho e agosto, sempre nos últimos dias do mês. Cerca de 17,3 milhões de pessoas puderam receber esses valores. 

Os repasses ocorreram de maneira automática. Isso porque no ato da declaração, os contribuintes deveriam deixar as informações de uma conta bancária onde desejarem receber. Logo, o pagamento foi enviado diretamente para essa conta. 

Saiba mais: Pagamento do último lote da restituição do IR 2022: você vai receber ou caiu na malha fina? Consulte!

Não recebi, e agora?

As pessoas que não localizaram os valores sendo depositados na conta informada não perderam o dinheiro. A quantia estará disponível no Banco do Brasil para ser retirada. O prazo para isso é de um ano. 

Assim, para entrar em contato com o bando e entender como funciona a solicitação é possível acessar o portal da empresa em https://www.bb.com.br/irpf. Ou também telefonar no número 4004 0001 ou 0800 729 0001. Caso a pessoa seja deficiente auditivo, o telefone é 0800 729 0088.

Já aqueles que quiserem ter certeza que têm direito ao valor antes de buscar informações no banco, devem realizar uma consulta. Ela deve ser feita diretamente no site da Receita Federal seguindo alguns passos simples. 

O primeiro deles é visitar o portal da Receita Federal no seguinte endereço eletrônico https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. Na página, o interessado deverá informar a sua data de nascimento e também o CPF. 

Então, é necessário escolher a opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida haverá a seção “Consultar Restituição”. No local é possível ver todas as informações acerca dessa modalidade. 

Vale lembrar que em alguns casos, o motivo da falta de repasse é a malha fina. Alguns contribuintes acabam caindo dessa modalidade e tendo a sua restituição bloqueada por um tempo. 

As pessoas que passam por essa situação costumam estar com problemas da dedução de impostos, dedução da base de cálculo, diferença de valor declarado para valor pago e omissão de rendimentos. 

Nesses casos, a quantia só é disponibilizada uma vez que o interessado regulariza a situação junto à Receita Federal. Antes desse processo, não é possível ter acesso ao pagamento. 

Veja também: Não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Saiba o que fazer!