4 coisas que não podem ir ao MICRO-ONDAS de JEITO NENHUM

Tome cuidado com esses objetos!

O micro-ondas é um eletrodoméstico indispensável na vida de muita gente, já que ele gasta pouca energia e ainda aquece os alimentos rapidamente, sem necessitar do uso do gás para isso. Dito isso, muita gente sabe que alguns materiais ou alimentos não podem ir dentro dele, mas será que sabem quais são todos eles?

Se você quer saber quais objetos são proibidos dentro do seu eletrodoméstico, continue nos acompanhando logo abaixo para saber o que não inserir no seu micro-ondas mesmo sem querer!

Alguns materiais, quando entram em contato com o calor do micro-ondas, podem prejudicar nossa saúde permanentemente / Foto: divulgação
Alguns materiais, quando entram em contato com o calor do micro-ondas, podem prejudicar nossa saúde permanentemente / Foto: divulgação

Cuidado com alguns tipos de plástico no micro-ondas

Primeiramente, é importante evitar alguns tipos de plástico, como os que liberam ftalatos, bifenol A (BPA) e dioxinia. Isso porque, quando aquecidos, eles podem simular alguns dos nossos hormônios, como no caso do BPA, que pode prejudicar a tireóide e o desenvolvimento de fetos.

Além disso, a dioxina pode prejudicar os sistemas reprodutivo e imunológico. Por sua vez, os ftalatos são responsáveis por alguns tipos de câncer. Em contrapartida, plásticos que não contenham esses materiais podem ir dentro do eletrodoméstico tranquilamente.

Não utilize papel-filme

Em seguida, outro material que não devemos colocar no micro-ondas é o plástico-filme ou PVC. Isso porque ele pode ter uma da substância que citamos acima, que podem ser nocivas ao corpo. Dessa forma, quando o vapor do aquecimento da comida gruda no plástico, ele cai e infecta a comida com essas substâncias. A melhor opção, nesse caso, é utilizar uma tampa.

Veja também: ESTES 3 apps para WhatsApp podem bloquear a sua conta no mensageiro; tome cuidado!

Isopor também não pode no micro-ondas

Ademais, o isopor é outro material que não deve ser aquecido, pois contém poliestireno que, em contato com o calor, libera o estireno. Por sua vez, ele se transforma em hipóxido e, com o tempo, pode causar diversos tipos de câncer.

Alumínio nem pensar!

Por fim, a intoxicação por alumínio vem sendo bastante estudada já há algum tempo pelos cientistas. Para se ter uma ideia, é possível associar esse metal à constipação intestinal, distúrbios do aprendizado, cólicas abdominais, hiperatividade na infância, anorexia, problemas neurológicos relativos a danos graves no tecido cerebral, náuseas e alterações do sistema metabólico.

Além de tudo isso, quando levamos esse material ao micro-ondas corremos o risco de causar incêndios. Isso porque, quando as ondas eletrodomésticas do aparelho entram em contato com o metal, que é um condutor de eletricidade, podem ocorrer descargas elétricas que superaquecem o material. Portanto, é algo bastante perigoso.

Afinal, o que pode ir no micro-ondas então?

Você deve estar pensando que nada pode ir ao micro-ondas, já que tudo parece ter algum tipo de problema quando aquecido, certo? Mas não é exatamente assim! Há diversos outros materiais que você pode utilizar sem perigo, como a cerâmica ou o vidro, por exemplo. Eles não liberam nenhuma substância tóxica! Além deles, o silicone também é um material que pode ir tranquilamente no eletrodoméstico.

Alimentos que não podem ir ao congelador

Por fim, é importante lembrar que não são todos os alimentos que devem ir para a refrigeração.

Mesmo que uma das formas mais fáceis de conversar a comida seja a geladeira, é importante ficar atento: nem todos podem ser simplesmente refrigerados.

A saber, confira uma lista de alimentos que não podem ir ao congelador – ou devem ir com cuidado:

  • Tomate congelado: evite usar esse tipo de fruta na salada depois de congelar. Você até pode congelar o tomate, mas depois use apenas para molhos ou receitas refogadas;
  • Batata: depois de descongelada, a batata fica aguada e muda de sabor;
  • Gelatina: se você quer aquela sobremesa durinha e no ponto certo, deixe apenas na geladeira e evite o congelador;
  • Ovo: quando cru, o ovo “aumenta de tamanho” no freezar e quebra a casca;
  • Maionese: NUNCA faça uma maionese e coma dias depois, mesmo congelada. Esse é um produto para ser consumido no dia.

Alimentos que nunca devem ser lavados

1. Carnes

Antecipadamente, indepedente do tipo de carne, seja frango, peixe, carnes vermelhas, a orientação é para nunca lavar. Isso porque, existem determinadas bactérias nesses alimentos, que em contato com a água, podem ser espalhadas, inclusive para a pia, correndo risco de contaminar outros alimentos.

2. Ovos

Assim como as bactérias presentes na carne, existe um micro-organismo presente no novo, que aliás, é um tanto quanto temido. Trata-se da salmonella. Quando alguém opta por lavar o ovo antes de consumir, a água remove uma espécie de “película protetora” presente na casca, aumentando o risco de contaminação.

3. Massas

Lavar as massas, como a de macarrão, pode atrapalhar até mesmo na consistência do alimento. Isso porque, existem micro-organismos que são eliminados perante à fervura da água, no momento de cozimento. Assim, lavar as massas antes pode prejudicar todo o processo.

4. Cogumelos

Apesar da comum ideia de lavar os cogumelos, ela é completamente errada. Isso porque, esses alimentos atuam como uma esponja, portanto, a água é capaz de alterar completamente o gosto. Assim, a orientação é para que o alimento seja limpo apenas com uma pequena e leve escovinha, ou mesmo, somente um papel umedecido.

Veja também: Viciados em Air Fryer, CUIDADO: lista reúne 5 alimentos que NÃO podem ir à fritadeira elétrica