Moeda DIGITAL do Brasil: O que é? Já posso utilizar?

Novidade vem facilitar a vida dos brasileiros

O mundo de hoje opera numa velocidade completamente diferente de outras décadas. Se antigamente existiam filas de bancos, métodos de pagamentos arcaicos, operações financeiras burocráticas e outras complicadas formas de investimentos, nos tempos atuais tudo isso pode ser feito na tela de um aparelho celular. E se tantas formas de se pensar em dinheiro foram atualizadas para a modernidade, por que não o próprio Real? Neste artigo, vamos mostrar o que é a Moeda Digital do Brasil e como ela pode facilitar a sua vida.

Moeda DIGITAL do Brasil
Saiba o que é a Moeda DIGITAL do Brasil – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Moeda Digital do Brasil: o que é?

Antes de mais nada, é preciso explicar que o Real Digital, como está sendo chamada a moeda virtual brasileira, terá o mesmo valor tradicional do dinheiro que temos na carteira. O Banco Central (BC) será o responsável por todo o processo e informa que fase de testes deve começar em 2023. A saber, o nome oficial para esse tipo de ativo é Central Bank Digital Currency (CBDC). Esta novidade vem para aumentar os métodos de pagamentos digitais, como a plataforma PIX.

Veja também: 7 curiosidades sobre o Real Digital: Quando começa a valer e como trocar o Real tradicional pela nova moeda

Versão virtual da moeda brasileira

Como citado acima, o Real Digital será versão virtual da moeda brasileira e vai ajudar na ampliação das transações por dispositivos eletrônicos e pela internet. Esse tema é discutido desde o ano passado e já houve testes por um público seleto de participantes do mercado que analisam friamente as viabilidades tecnológicas do possível empreendimento. Segundo o BC, a população brasileira deve começar a experimentar o novo dinheiro digital em 2023 através de um projeto piloto.

Em comunicado oficial, o economista do BC, Fábio Araújo afirma que “a moeda digital será uma expressão da nossa moeda soberana e que com ela, será possível oferecer novos serviços e maior segurança para transações digitais”. De fato, há muitas possibilidades para o Real Digital e talvez a maior delas seja a facilidade de usar o dinheiro em qualquer parte do mundo, já que a conversão seria feita de modo automático.

Basicamente, o dinheiro de cédulas seria convertido em códigos gerados pelas instituições financeiras brasilerias e é extremamente importante não confundir com criptomoedas que são privadas e sem envolvimento do BC. Por fim, a medida deve dificultar o crime de lavagem de dinheiro e tende a estimular processos de inovação e concorrência no setor financeiro.

Veja também: Dinheiro de papel está prestes a acabar? Conheça 5 benefícios do Real Digital!