ESTAS são as modalidades de saque do FGTS autorizadas até o final de 2022

Veja quais você pode acessar ainda este ano!

Todo trabalhador de carteira assinada tem uma parcela do seu salário transferida mensalmente para uma conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vinculada ao seu atual emprego. O saque total desses valores, entretanto, só pode acontecer em alguns momentos específicos, como no caso de demissões.

Contudo, há pelo menos três modalidades de saque que permitem a retirada de parte do valor esporadicamente. Para saber quais são elas, continue acompanhando a matéria abaixo e veja se você tem direito!

Confira quais modalidades de saque estão disponíveis através do FGTS ainda neste ano
Confira quais modalidades de saque estão disponíveis através do FGTS ainda neste ano / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saque-aniversário

Primeiramente, o saque-aniversário é uma modalidade que garante ao trabalhador o recebimento de 5% a 50% do montante disponível na conta do FGTS, além de uma parcela bônus. No caso, ele fica disponível uma vez ao ano, durante o mês de aniversário do empregado.

Para ter acesso a ele, o trabalhador deve, primeiro, abrir mão do saque rescisão (pago em caso de demissão sem justa causa). Apesar disso, caso seja mandado embora, o empregado ainda mantém o direito à multa de 40% sobre fundo. A troca da modalidade pode acontecer através do próprio aplicativo do FGTS (Android: https://bityli.com/qzXXd ou iOS: https://bityli.com/RPkqb).

Aqueles que aderirem à modalidade até o último dia do mês de aniversário podem retirar os valores disponíveis ainda em 2022. Caso contrário, a retirada do valor só poderá ser realizada no ano seguinte, a partir do primeiro dia do mês de aniversário, ficando disponível por mais 60 dias.

Vale lembrar que esse saque é facultativo e, mesmo que o trabalhador opte por ele, ainda é possível voltar atrás e trocar novamente pelo saque rescisão.

Veja também: Ainda posso SACAR o FGTS em 2022? Confira os prazos e as modalidades de resgate do dinheiro

Saque extraordinário do FGTS

Em seguida, essa modalidade foi liberada com o intuito de movimentar a economia do país. Ela surgiu neste ano, quando o Governo Federal liberou uma parcela de R$ 1 mil para trabalhadores que possuíssem o valor disponível no fundo.

Dessa forma, até junho deste ano o calendário de liberação foi ajustado seguindo a data de nascimento de cada trabalhador. Contudo, com o passar do tempo acabou ficando disponível para qualquer usuário que possuísse saldo  em conta.

No caso, o dinheiro ainda está pode ser sacado e permanecerá disponível até o dia 15 de dezembro. Para ter acesso ao montante, basta acesar o app do FGTS, clicar na opção “Saque extraordinário” e, em seguida, em “Solicitar”.

Depois disso, o dinheiro tem até cinco dias úteis para cair na conta do Caixa Tem (Android: https://bityli.com/SVbrUS ou iOS: https://bityli.com/FwISrT) que será criada no nome do titular especialmente para a disponibilização do valor.

Saque calamidade

Por fim, essa modalidade é um pouco mais específica e nem todos podem ter acesso, já que é destinada às pessoas que moram em municípios que tenham sido afetados por algum desastre natural, decretado pela prefeitura como calamidade pública.

O saque calamidade, portanto, é uma opção cujo objetivo é ajudar os trabalhadores a reconstruírem seu patrimônio através de uma parcela de, no máximo, R$ 6.220, vinda das contas do FGTS. Nesse sentido, aqueles que passaram por enchentes, vendavais, deslizamentos, desabamentos e situações semelhantes podem solicitar o valor através do aplicativo do fundo.

Veja também: Nova ANTECIPAÇÃO do FGTS? Veja se você recebe!