Ministro de Lula BATE O MARTELO e define mudança no saque-aniversário do FGTS: será o fim do benefício?

Esta modalidade de saque do Fundo de Garantia é uma das mais adotadas atualmente pelos trabalhadores. Vem entender agora o que poderá mudar em torno deste benefício!

Desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu como presidente do Brasil, os integrantes do seu mandato falam bastante sobre o saque-aniversário do FGTS. O ministro do Trabalho e Emprego, por exemplo, Luiz Marinho, é um dos que mais se mostrou contrário ao pagamento do benefício ligado ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

No mês de janeiro, inclusive, o ministro chegou a destacar que a modalidade deveria ser extinta, caso dependesse exclusivamente dele. Porém, é algo que precisa ser discutido em conjunto. Vem saber mais sobre esta possível mudança que pode chegar para esta modalidade de saque!

Ministro de Lula BATE O MARTELO e define mudança no saque-aniversário do FGTS: será o fim do benefício?
Saiba do que se trata isso que foi determinado pelo ministro de Lula Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saque-aniversário do FGTS: o que é, como funciona e quem recebe?

Antes de falarmos sobre a possível mudança, é preciso compreender do que se trata esta modalidade de saque, que foi criada no ano de 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Desta forma, os trabalhadores que escolherem este tipo de modalidade poderão ter acesso a uma parte do FGTS sempre no mês de aniversário.

O saque-aniversário faz com que seja excluída a possibilidade do saque-recisão, que é aquele pago no momento em que a pessoa é demitida sem justa causa. Ainda é importante ressaltar que o tipo de saque pode ser escolhido por meio do app do FGTS, que está disponível no Android e no iOS.

Ao aderir o saque-aniversário, o trabalhador pode seguir com o direito de receber a multa de 40% em cima do Fundo de Garantia. Portanto, é preciso pensar bastante antes de fazer a mudança da modalidade junto ao app. Mas, é possível sim sair do saque-aniversário para o saque-recisão. Porém, a mudança só terá validade depois de 24 meses.

Veja também: Brasileiros que possuem SALDO no FGTS precisam ficar sabendo da ÚLTIMA notícia

Saiba do que se trata esta mudança no saque deste tipo de benefício

Agora que você já sabe tudo o que é necessário sobre o saque-aniversário, vamos falar sobre a possível mudança que poderá haver nesta modalidade. De acordo com o que o governo federal informou à CNN Brasil, deverá ser enviado um projeto de lei (PL) para o Congresso Nacional muito em breve para alterar as regras desta modalidade de saque.

Entre as principais mudanças, está o fato de que o trabalhador que aderiu à modalidade possa ter acesso a toda a quantia nas contas do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Este projeto foi encaminhado à Casa Civil e depois será enviado ao Congresso Nacional.

O ministério acredita que este PL veio para corrigir uma certa distorção na lei para aqueles que escolheram o saque-aniversário. Para a pasta responsável, a lei determina que está proibido que o trabalhador tenha acesso a ter dereito ao que lhe deveria ser garantido normalmente.

Agora, é preciso aguardar para saber o que será definido em torno deste projeto de lei. A discussão deverá ser extensa e não há nenhuma data que determine, de fato, quando as mudanças poderão entrar em vigor para os trabalhadores.

Saiba mais: MEI tem direito ao saque do FGTS? Aprenda a consultar usando o celular