Menopausa à vista: conheça os sintomas que NÃO podem ser IGNORADOS de jeito nenhum

A menopausa é um período da vida das mulheres marcado pelo fim do período menstrual e, quando está a caminho, pode apresentar uma série de sintomas que não devem ser ignorados.

A menopausa se caracteriza enquanto um momento da vida de grande parte das mulheres em que os períodos menstruais cessam de maneira permanente. Assim, elas deixam de poder engravidar. Na grande parte dos casos, a menopausa acontece entre os 49 e 52 anos de idade. 

Os profissionais de saúde costumam definir a menopausa como um momento no qual a mulher deixa de apresentar qualquer hemorragia vaginal durante pelo menos um ano. Além disso, esse período também pode ser definido por uma diminuição na produção de hormonas nos ovários. 

No entanto, o que muita gente não sabe, é que a menopausa apresenta alguns sinais nítidos que não devem ser ignorados. Portanto, confira a seguir quais são os sintomas que indicam que a menopausa está chegando!

Os principais sintomas que marcam a chegada da menopausa. Foto: divulgação

Quais são os períodos que marcam a chegada da menopausa?

A menopausa é responsável por marcar o último ciclo menstrual da vida de uma mulher. Sendo assim, se após 12 meses, a pessoa não tiver mais nenhuma menstruação, aquele foi o último dia do ciclo e, logo, pode ser considerado o momento da menopausa. 

Antes da menopausa, acontece um período chamado de climatério, que é marcado por uma série de sintomas. Esse período pode ser anos e costuma a começar por volta dos 40 anos, momento no qual o corpo começa a perceber que não precisa mais produzir todos aqueles hormônios, uma vez que a quantidade de óvulos disponíveis para formar os bebês está chegando ao fim. 

Vale ressaltar que o climatério é dividido em três fases, iniciando pela perimenopausa, que é responsável por trazer os primeiros sinais da chegada da menopausa, mas ainda mantém o ciclo menstrual, mesmo que de forma irregular. Por conseguinte, acontece a chamada menopausa, que é o momento do climatério que dura apenas um dia, mas só é identificado um ano depois. Isso porque representa o último ciclo menstrual. 

Acontece que como na perimenopausa os ciclos são irregulares, só é possível identificar uma menstruação como sendo a última depois de terem se passado 12 meses. Por fim, ocorre a pós-menopausa, que se refere ao período após a menopausa. Esse período durante a vida total, uma vez que a partir dele não haverá mais produção hormonal. 

Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, a menopausa costuma atingir as mulheres entre os 45 e 55 anos de idade, existindo uma grande possibilidade de que a pessoa passe alguns bons anos durante o período prévio. 

Confira também: Comer salsicha realmente DIMINUI o seu tempo de vida? Descubra a verdade CHOCANTE sobre esse alimento

Sinais que a menopausa está chegando

Existem alguns sinais que se apresentam durante a menopausa que podem ajudar as mulheres a identificar que estão passando por esse período, são eles:

  • Mudanças no humor;
  • Dificuldade de concentração e de memória;
  • Suor noturno;
  • Alteração no sono;
  • Dores de cabeça;
  • Ressecamento vaginal e mudanças no desejo sexual;
  • Sintomas parecidos com a TPM (Tensão Pré-Menstrual);
  • Aumento na frequência urinária (as infecções urinárias, inclusive, são mais comuns nas pessoas após a menopausa. 

Saiba mais: 6 sinais de que o seu parceiro está MANIPULANDO você: não aceite um relacionamento tóxico!