MEI pode se aposentar mais cedo? É verdade? Revelado HOJE (25/09)

Existe um método pouco conhecido para fazer a consulta da perícia do INSS. O procedimento é obrigatório para alguns benefícios.

O MEI (Microempreendedor Individual) é uma categoria criada pelo Governo Federal para regularizar  diversos profissionais autônomos. Existem várias vantagens em se cadastrar na modalidade, de acordo com a Receita Federal. Uma delas é o acesso a uma carga tributária reduzida e simplificada, por meio do pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) todos os meses. Ou seja, da contribuição obrigatória. 

Muitas pessoas têm dúvidas se o MEI pode se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por ser diferente da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), grande parte dos microempreendedores não entendem como funciona o sistema de previdência da categoria e quais são as regras para solicitar algum benefício. Continue lendo esta matéria para saber mais detalhes do sistema previdenciário do microempreendedor. 

inss-mei
Entenda como funciona a aposentadoria do MEI – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, MEI pode se aposentar pelo INSS? 

Antes de mais nada, é importante explicar mais sobre o MEI. Para fazer parte da categoria, é necessário se enquadrar em uma das atividades previstas pela Receita Federal. Além do mais, o brasileiro precisa respeitar o limite de faturamento anual, que é de R$ 81 mil. Vale destacar que também é necessário pagar a contribuição obrigatória todos os meses. Através do mesmo documento, é possível pagar os impostos e pagar a contribuição para a previdência. 

O sistema do microempreendedor é o do INSS. Então, ao pagar o DAS, ele já pode ter acesso aos benefícios, desde que atenda aos critérios e respeite o prazo de carência. Vale destacar que o DAS corresponde a 5% do salário mínimo federal vigente. Além do mais, o boleto contém o ISS (Imposto sobre Serviço), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço.

Ao precisar de um benefício, o MEI recebe o equivalente ao teto do INSS. Ou seja, um salário mínimo federal vigente. Vale destacar que existe a possibilidade de receber mais. Para tal, é necessário contribuir com o GPS (Guia da Previdência Social). Assim, o pagamento é visto como uma contribuição complementar – que não é obrigatória como o DAS. 

Após a Reforma da Previdência, o MEI pode se aposentar pelo tempo de idade. A mulher, ao atingir 62 anos e o Homem, ao atingir 65 anos. Em ambos os casos, é necessário, ao menos, 15 anos de contribuição. Vale destacar que existem algumas regras de transição para quem começou a contribuir antes da aprovação da Reforma. Em relação a aposentadoria por invalidez, ela é concedida para quem não pode exercer atividade. Mas, o tempo de carência é de 12 meses. 

Veja também: NUNCA paguei o INSS: posso me aposentar? Prepare-se para uma resposta DEVASTADORA

Aprenda a contribuir para o INSS

Caso você seja MEI e queira contribuir para o INSS, é necessário emitir o DAS. Para tal, basta entrar no Portal do Empreendedor, disponibilizado pelo Gov.br. É possível consultar quais são os débitos em aberto, bem como pagar os boletos. Para acessar a página do Gov.br, copie e cole este link em sua URL: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.

Veja também: Se a mulher se casar NOVAMENTE, ela perde a pensão do INSS? Conheça a VERDADE