Marca de leite enfrenta problemas com a Vigilância Sanitária: risco sério à saúde dos consumidores

Uma marca de leite foi suspensa pela Anvisa na última terça-feira (25), mas diversos estabelecimentos comerciais ainda estão vendendo os litros de leite considerados impróprios para consumo.

A Vigilância Sanitária constitui uma parcela do poder de polícia do Estado que é voltada para a proteção e promoção da saúde. Dessa forma, o seu principal objetivo é impedir que a saúde da população seja exposta a riscos. 

No Brasil, a vigilância sanitária é definida pela Lei Federal nº 8.080, que foi estabelecida em 1990. Além disso, o sistema funciona em conjunto com SUS (Sistema Único de Saúde), através do qual são realizadas avaliações periódicas dos produtos que são comercializados no país. 

Recentemente, uma marca de leite bastante conhecida passou pela inspeção da vigilância sanitária e foi reprovada devido aos riscos que oferece para a saúde humana. Portanto, continue na matéria para entender a situação!

Marca de leite tem produtos interditados pela Vigilância Sanitária. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Marca de leite famosa é reprovada pela vigilância sanitária

Na última terça-feira (25), a Vigilância Sanitária de Maceió, também conhecida como Visa, promoveu uma importante apreensão durante a rotina de fiscalização. Durante o processo, cerca de 1.916 litros de leite da marca Natville foram recolhidos de um estabelecimento comercial que se encontra localizado na parte da baixa capital. 

A medida foi tomada depois da vigilância sanitária concluir que o produto comercializado estava impróprio para o consumo, de forma que poderia trazer um sério risco para a saúde dos consumidores. Vale ressaltar que essa não foi a primeira vez que a marca Natville enfrentou problemas com as autoridades sanitárias, pois o mesmo ocorreu em junho deste ano. 

Além disso, foi determinado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que a distribuição de três tipos de leite que eram produzidos e distribuídos pela empresa sergipana Laticínios Santa Maria Ltda também tivesse as vendas suspensas. A proibição foi feita a partir dos produtos avaliados produzidos entre janeiro e maio deste ano. Diante disso, a empresa foi orientada a recolher voluntariamente os produtos do mercado. 

Confira também: Marcas de queijo que estão CONTAMINADAS: cuidado, você pode ter alguma destas na sua geladeira

Saiba mais sobre a suspensão dos leites da Natville

Desde que a vigilância sanitária suspendeu a distribuição e comercialização dos leites da marca Natville, as apreensões em estabelecimentos que não obedecem à determinação de recolhimento voluntário têm sido bastante frequentes. Isso porque diversos comércios continuam comercializando o produto de forma totalmente irresponsável. 

De acordo com o informado pelo chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, a resolução da Anvisa nº 2146 do dia 15 de junho de 2023 foi a responsável por estabelecer a suspensão dos produtos comercializados pela Natville. Além disso, a resolução ainda determinou a venda dos leites que tenham sido produzidos entre os meses de janeiro e maio deste ano. Foi ressaltado também que os representantes comerciais devem ter responsabilidade e garantir a comercialização de produtos que sejam seguros e que estejam adequados para o consumo dos consumidores. 

Durante a fiscalização, a equipe Visa Maceió não somente apreendeu os produtos impróprios para consumo, mas ainda interditou 25 litros de leite que estavam em estoque para que fossem recolhidos de forma voluntária. 

Saiba mais: OMS divulga ORIENTAÇÕES IMPORTANTES para o consumo DESTES alimentos; entenda