Não recebi NENHUM lote da restituição do Imposto de Renda, posso estar incluído no 5º? Verifique a sua situação!

Se você não recebeu o 4° lote confira o que pode fazer para não perder a última oportunidade de restituição!

A Receita Federal, na extensão das suas funções, é a responsável pela restituição do imposto de renda, fiscalização e arrecadação dos recursos políticos da União. Na administração dessas funções, devido a uma falha institucional, alguns contribuintes que deveriam ter recebido o 4° lote, acabaram não tendo o recebido, apesar de que estes também apresentaram a sua declaração no ano atual, o que era um critério para o recebimento do lote.

Sendo assim, a receita está a preparar-se para o pagamento do próximo, seguindo a mesma lista de prioridade que será apresentada abaixo.

Mesmo existindo a possibilidade de que você possa ter sido uma vítima de falha institucional, também é provável que o seu caso tenha caído na malha fina/malha fiscal e precise apresentar uma correção ou comprovação diante as informações declaradas. A seguir, verifique as instruções e fique por dentro para não perder o pagamento do último lote do ano.

Não recebi NENHUM lote da restituição do Imposto de Renda, posso estar incluído no 5º? Verifique a sua situação!
Falha da Receita Federal ou caiu na malha fina? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira a ordem de prioridade dos que serão restituídos

De forma geral, os restituídos por pagamento seguirão primariamente o critério da idade iniciando aqueles que estão acima de 80 anos; em seguida aqueles que já atingiram ou passaram dos seus 60 anos; depois os que se encaixam em PCD (pessoas com deficiência, seja ela física ou mental) e também  aqueles com problemas de saúde demasiadamente graves; seguindo dos profissionais do magistério, aqueles que utilizaram da declaração pré-preenchida ou pagamento por via Pix, e por último, os demais contribuintes.

Veja também: Não recebeu a restituição do Imposto de Renda 2023? Ainda há CHANCE: veja quando será pago o 5º lote

Calendário da restituição de cada lote

É necessário que toda atenção seja tomada em relação as datas dos pagamentos. Abaixo, confira o calendário destas datas e fique atento a restituição do último lote que será pago ainda este mês!

  • O 1° lote foi pago no dia 31 de maio;
  • O 2° lote, também pago, foi no dia 30 de junho;
  • O 3° lote em 31 de julho;
  • O 4°, penúltimo, 31 de agosto;
  • E o 5° está previsto para 29 de setembro.

Veja também: Governo BATE O MARTELO e DEFINE data para o pagamento do 5º lote de restituição do Imposto de Renda 2023

O que é a malha fina? Veja como conferir se esta é a sua situação

Como descrito acima, a malha fina, também conhecida por malha fiscal, é a situação mais provável que tenha acontecido caso você não tenha recebido o último pagamento. É quando não há concordância nas informações apresentadas na declaração. Quando a receita faz a verificação e encontra incongruência você acaba caindo nesta malha e não será restituído enquanto não houver correção ou comprovação de que suas informações apresentadas são totalmente verdadeiras.

Tal incongruência acontece, não por erro, na maioria das vezes encontra-se diferenciação entre as informações prestadas pela própria pessoa e as que a receita tem acesso através de outras entidades.

Certifique-se qual é o seu caso acessando o aplicativo “Meu imposto de renda” e tome as medidas cabíveis enviando seus documentos digitais pelo e-CAC caso essa situação seja a sua. Lembre-se de ser rápido no processo, pois o último lote será pago ainda durante este mês de setembro, como informado no calendário divulgado.