Governo BATE O MARTELO e DEFINE data para o pagamento do 5º lote de restituição do Imposto de Renda 2023
O Governo Federal acabou de confirmar a liberação de mais um lote da restituição do Imposto de Renda, o que diz respeito à última chance para quem ainda não recebeu poder contar com a quantia.
Muita gente estava em total situação de desespero por acreditarem que os lotes de repasses da restituição do Imposto de Renda haviam chegado ao fim. Essa suposição foi dada através da liberação do 4º lote, que finalizou mais uma rodada de pagamentos.
Felizmente, o Governo Federal acabou de confirmar o pagamento do 5º lote da restituição para esse ano de 2023. Isso indica que aqueles que ainda não receberam a quantia inesperada ainda poderão contar com mais uma chance para receber o repasse proposto pela Receita Federal.
No entanto, é preciso ter em mente que, a partir de agora, aqueles que não receberem a restituição, deverão atentar-se o máximo possível na situação voltada à Receita Federal. Isso porque a ausência do pagamento pode indicar pendências graves.

5º lote da restituição do Imposto de Renda será liberado em breve, mas quem recebe nessa etapa?
Assim como mencionado, diversos contribuintes estavam entristecidos acreditando que não haveria mais possibilidade de que pudessem receber a restituição desse ano de 2023, visto que o 4º lote dos repasses aparentava ser o último.
Por outro lado, como também dito, o Governo Federal confirmou o pagamento do 5º lote, o que caiu como um grande alívio para a maioria dos indivíduos locais. Assim sendo, a primeira coisa a ser feita é entender qual será o valor da restituição.
Sem muitas delongas, o valor final pode variar. Isso porque a restituição leva em conta os gastos que o trabalhador teve, considerando os rendimentos tributáveis do último ano. Dessa forma, quanto maiores forem os gastos, maior será a restituição. É possível incluir nas despesas:
- Gastos com dependentes, como despesas médicas, de estudos, entre coisas do tipo;
- Gastos pessoais, como despesas médicas, estudos, estre coisas do tipo;
- Gastos com equipamento de trabalho;
- Gastos para a manutenção das ferramentas de trabalho;
- Entre coisas do tipo.
É importante destacar que todo gasto deve ser devidamente comprovado. Ademais, nessa etapa, não existe mais uma ordem de prioridade para os repasses. Isso indica que a restituição está destinada para aqueles que:
- Não receberam os outros lotes por alguma falha;
- Por aqueles que enviaram a declaração com erros, mas já solucionaram;
- Para aqueles que caíram na malha-fina, mas já solucionaram as pendências.
Veja também: Governo avalia NOVO IMPOSTO para compras internacionais; regras vão mudar NOVAMENTE?
Quando o valor será liberado?
Primeiramente, é preciso entender que não ter recebido nos outros lotes não indica que será possível contar com os repasses agora. Isto é, a restituição só será paga para aqueles que cumprirem com todos os critérios necessários para o recebimento.
Dessa forma, para que seja possível evitar surpresas, a Receita Federal está liberando uma nova rodada de consultas. A partir da consulta, é possível verificar quem está ou não na fila para o recebimento da restituição, e como dito, o valor pode variar.
Para realizar a consulta, portanto, é preciso acessar o site oficial da Receita Federal (restituicao.receita.fazenda.gov.br). Ademais, de acordo com o calendário da Receita, a consulta será liberada no dia 22 de setembro, enquanto a restituição será paga no dia 29 do mesmo mês.
Veja também: Salário mínimo em 2024: conheça o novo valor após o reajuste do Governo Federal