Lambidas de cachorro podem fazer MAL à saúde? Ciência explica

O hábito de deixar seus cachorros lamberem seu rosto pode ser perigoso. Leia o texto a seguir e entenda o motivo.

Os cães adoram demonstrar o seu carinho aos seus donos com grandes lambidas, às vezes um pouco babando. Esta é uma das suas brincadeiras favoritas! Mas tenha cuidado, a saliva de um cão pode ser perigosa, por causa das bactérias que contém.

Recentemente, vários meios de comunicação anglo-saxões relataram o caso de um americano que teve seus quatro membros amputados após ser lambido por um cachorro. Este homem, Greg Manteufel, primeiro apresentou sintomas semelhantes aos da gripe, depois apareceram hematomas em seu corpo. No hospital, seu estado geral continuou a piorar, com seus tecidos morrendo gradualmente. A amputação era inevitável.

Lambidas de cachorro podem fazer MAL à saúde? Ciência explica
Nossos amigos podem ser perigosos à nossa saúde – Foto: divulgação

Apesar de nos amarem, os cães podem transmitir doenças

Todos os donos de cães são expostos à saliva de seus cães uma vez ou outra, seja através de lambidas ou mordidas afetuosas. No entanto, a boca e a saliva dos cães contêm naturalmente um grande número de bactérias. Se estes não apresentarem um problema para o animal em seu ambiente natural, eles podem ser perigosos para os humanos quando entrarem em contato com seu sangue.

Os cães adoram lambidas, isso é um fato. Mas os cachorrinhos têm bactérias na saliva que podem ser muito perigosas. Este homem de quem falamos acima tem 40 anos e deve seu triste destino a uma bactéria chamada Capnocytophaga canimorsus . Se esse germe encontrado na boca dos cães for transmitido a um humano com sistema imunológico fraco, pode causar infecções graves.

De acordo com um artigo do jornalista médico-científico Marc Gozlan em seu blog Biomedical Realities , a infecção por C. canimorsus está associada a uma mordida de cachorro em 60% dos casos, lambendo uma lesão de pele pré-existente em cerca de 30% dos casos.

As infecções bacterianas por morder ou lamber permanecem raras, no entanto. Se um cachorro o morder ou lamber uma ferida na pele, fique alerta para uma infecção dentro de 48 a 72 horas. A antibioticoterapia será então necessária.

Veja também: Limpar o cache dos navegadores de celular Android e iOS deixam o celular mais rápido? Saiba como fazer!

O cachorro usa a língua pra tudo

Você sabe que seu cão usa a língua todos os dias, seja para se comunicar, para explorar seu ambiente ou para se lamber. Lamber é de fato importante para o animal, porque participa de seu modo de comunicação e compreensão. No entanto, o cão tende a lamber muitas coisas, em si mesmo, no seu interior e principalmente no exterior.

Outrossim, o cão tem uma boca que contém muitas bactérias. É claro que o corpo de todos os seres vivos contém bilhões deles que contribuem para seu bem-estar, sua digestão ou até mesmo a preservação de seu sistema imunológico. Mas se alguns servem ​​para o cuidado normal da boca do seu cão e de todo o seu corpo, outros são realmente perigosos e seu contato com humanos pode ser grave.

A saber: bactéria mais famosa que representa um perigo real para os seres humanos e é muito prevalente na boca do cão é a Capnocytophaga canimorsus. Naturalmente presente na saliva de cães mas também de gatos e humanos, todavia pode causar infecções muito graves em humanos se entrar no sangue ao morder ou lamber uma ferida.

Em conclusão, o perigo dessa bactéria é zero para o animal, pois ela vem naturalmente de seu organismo. Por outro lado, quando sai desse contexto, apresenta um risco significativo e pode se tornar um agente patogênico.

Veja também: Cursos GRÁTIS na área da tecnologia: ideal para quem quer começar no ramo