Internet gratuita para alunos da rede pública: Como solicitar?

Projeto é do Governo Federal

A rede mundial de computadores, conhecida popularmente como internet, revolucionou o planeta como conhecemos. Do mesmo modo, a expansão do conhecimento se tornou uma importante ferramenta de transformação social. Mas nem todos sem acesso à ela, principalmente quem mais precisaria como os estudantes de ensino público. Mas há uma possibilidade desse mesmo núcleo solicitar uma internet gratuita. Veja como em nosso artigo.

internet gratuita
Alunos da rede pública podem ter internet gratuita – Imagem: Divulgação

Alunos da rede pública podem ter internet gratuita

De acordo com uma lei já publicada no Diário Oficial da União desde a última quinta-feira (26), estudantes da rede pública poderão solicitar uma internet gratuita. Em suma, o chamado Programa Internet Brasil visa reduzir de 30% a 40% o número de residências sem acesso à rede. Durante a pandemia de Covid-19, que grande parte dos brasileiros e demais pessoas do mundo tiveram acesso às suas demandas sociais e profissionais somente de forma remota, foi constatado que no país ainda existe alto índice de pessoas sem qualquer contato virtual.

Veja também: Internet Brasil: Alunos da rede pública agora poderão ter acesso a internet móvel, veja como solicitar o benefício

CadÚnico será necessário para solicitação

A saber, a Lei 14.351/22, que criou o Internet Brasil pretende beneficiar somente estudantes da rede pública de ensino que tenham suas famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. Além deles, alunos matriculados em escolas de comunidades indígenas, quilombolas e sem fins lucrativos também terão direito a0 mesmo benefício. Os selecionados terão direito a chip, pacote de dados e dispositivo de acesso. Todavia, o benefício pode ser concedido a mais de um aluno por família que atenda aos requisitos.

No entanto, a responsabilidade de implementação do Internet Brasil será do Ministério das Comunicações e deve ocorrer de forma gradual até atender a toda a base de estudantes beneficiários. Ao Ministério da Educação caberá dar o apoio necessário na gestão, monitoramento e avaliação do programa. Em síntese, outros órgãos federais, estaduais e municipais podem aderir ao projeto.

Contudo, é importante ressaltar que a aplicação da internet gratuita aos estudantes da rede pública depende de várias questões como orçamento e outros requisitos técnicos. O programa não tem uma data para a implementação.

Baixe o CadÚnico para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.mds.cadastrounico&hl=pt_BR&gl=US

Baixe o CadÚnico para iOS: https://apps.apple.com/br/app/meu-cad%C3%BAnico/id1405740503

Veja também: Programa Wi-Fi Brasil proporcionará conexão gratuita à internet para toda a população? Saiba mais sobre o projeto do Governo Federal