Internet chega a velocidade ABSURDA nos Estados Unidos: será que chega ao Brasil?

Testes de campo feitos nos Estados Unidos chegaram a velocidade absurda em internet via fibra ótica. Veja do que se trata.

Nos Estados Unidos o Google vem implantando sua própria rede de fibra ótica há anos. Google Fiber, que já está dando o que falar e que se prepara para multiplicar muito a velocidade de sua rede. De fato, do Google eles alertam que seu 2Gbps/1Gbps.

A internet ultra rápida será comercializada por 100 dólares mensais. Ela está prestes a deixar de ser o modelo mais rápido. O Google avisa que 100 Gbps está chegando, multiplicando as possibilidades de tornar tudo na internet mais ágil, rápido e divertido.

Internet chega a velocidade ABSURDA nos Estados Unidos: será que chega ao Brasil?
Seria maravilhoso termos essa velocidade de internet no Brasil – Foto: divulgação

50 vezes mais velocidade que a atual

O Google quer fazer algo grande nos Estados Unidos e aumentar sua velocidade de fibra para 100 Gbps. Dinni Jai, atual CEO do Google Fiber, já comentou que eles alcançaram velocidades de 20 Gbps durante seus testes em cidades como Kansas City e que continuam no caminho certo na jornada em direção à Internet simétrica de 100 GB.

Com essas velocidades, o Google quer desafiar todavia até mesmo os serviços oferecidos por alguns ISPs, com velocidades de download de até 10Gbps em alguns casos dependendo da taxa contratada. Além disso, o Google costura as taxas de fibra para seu serviço de armazenamento em nuvem, Google Drive, onde já oferece 1 TB junto com sua taxa de download de 2 Gbps com taxa de upload de 1 Gbps.

Assim, é uma questão de tempo até que o Google consiga oferecer sua desejada velocidade de fibra óptica, os 100Gbps em outros mercados, tais como o europeu e japonês. Com efeito, na Europa já estão sendo implantados os 10Gbps.

Veja também: 6 fatos INCRÍVEIS sobre a história da internet: você provavelmente NÃO sabe disso!

O que é fibra óptica e como você pode se beneficiar dela?

Antes de mais nada, a fibra óptica fornece acesso à internet melhor e mais rápido. Existem diferentes tipos de conexões usando fibra. Essa conexão com a fibra pode ser total ou parcial. Uma fibra óptica é um fio de vidro ou plástico por onde passa a internet. Você se beneficia dela consumindo seus streamings sem delay, games sem atraso, consultas instantâneas na internet e muito mais.

Em conclusão, a fibra óptica permite uma conexão mais rápida do que a rede tradicional de cobre. Existem 3 tipos de conexões usando fibra. A saber: a Fiber to the home (FTTH), que significa fibra para casa cuja conexão à Internet é exclusivamente de fibra. Este é o modo de conexão mais rápido; Fibra até o último amplificador (FTTLA), o que significa fibra até o último amplificador cuja conexão com a Internet é de fibra e cobre. A porção de fibra termina em um gabinete na rua ou em uma caixa em um prédio e o restante da conexão é de cobre; Fiber to the building (FTTB), o que significa fibra para o edifício cuja conexão à Internet também é de fibra e cobre. Nesse caso, a parte da fibra para no pé do prédio e o restante da conexão é de cobre.

Veja também: Conheça a técnica militar que faz dormir em dois minutos; é fácil?