INSS oferece 13 tipos de aumentos em aposentadorias e benefícios; confira quais você pode ter direito

Veja quando a autarquia pode conceder aumento no benefício do segurado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fornece diversos benefícios previdenciários para a população brasileira. Existem casos em que a aposentadoria pode ser revisada e o beneficiário ter o seu salário aumentado. Confira todos eles lendo esta matéria. 

aumentos-em-aposentadorias-e-benefícios
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece 13 formas de revisão da aposentadoria para os beneficiários – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira as 13 possibilidades de aumento do benefício INSS

Vitória na Justiça Trabalhista 

Nesse caso, a pessoa tem um vínculo empregatício que não foi utilizado para conceder o benefício. Assim, caso ela entre com ação na Justiça do Trabalho e tenha vitória reconhecida, pode ter um aumento em sua aposentadoria.

Trabalho Rural

Quem trabalhou no campo, antes de ter um emprego na cidade também pode ter um aumento na aposentadoria pelo INSS. Em alguns casos, o trabalhador do campo tem direito a um tempo de contribuição menor. Para tal, é necessário utilizar documentos que comprovem o trabalho rural. Pessoas que vivem de agricultura familiar podem considerar o tempo de contribuição desde os 12 anos de idade, segundo o INSS.

Trabalho como servidor público

Embora os servidores tenham um regime de previdência própria, quem trabalhou no setor público pode incluir os vencimentos dessa época no benefício do INSS. Para tal, basta comprovar que houve contribuições e entrar com o pedido via administrativa. 

Contribuições em atraso

Quando um autônomo se aposenta pelo INSS, mas teve um período que não contribui para a autarquia, ele pode solicitar a contribuição atrasada. Assim, pode ter um aumento no seu benefício. 

Aluno aprendiz

Quem fez parte do programa, até 1998, pode incluir o tempo como Aluno Aprendiz no cálculo do benefício. Para tal, é necessário comprovar a matrícula em uma escola devidamente registrada. Essa regra também é válida para aqueles que prestaram serviço militar obrigatório. 

Insalubridade

Nesses casos, o trabalhador precisa comprovar que corria riscos físicos ou de saúde ao exercer sua atividade profissional. Assim, o INSS pode conceder aumento da aposentadoria. 

Veja também: CAIXA aprova 3 saques para milhares de trabalhadores; descubra se você tem direito ao dinheiro extra

Veja outras possibilidades

Revisão do teto

Aposentadorias concedidas nos anos 1991 e 2003 podem ser revisadas pelo INSS, de acordo com as Emendas Constitucionais nº20/1998 e nº 41/2003. 

Acompanhante

Esse acréscimo serve para aquelas pessoas que necessitam de ajuda para as tarefas básicas, como se alimentar ou cuidar da higiene. O INSS paga um acréscimo de 25% na aposentadoria, para que o segurado possa contratar um acompanhante.  

Diferença do Auxílio doença

O INSS paga, de forma retroativa, o valor que o beneficiário perde na transição entre o auxílio doença e a aposentadoria por invalidez. 

Descontos do IR

Quem tem IR descontado do benefício, pode solicitar a isenção do imposto. Para tal, é necessário comprovar doença grave. 

Cálculo do benefício 

Entre os anos de 1999 e 2009, houve uma alteração no cálculo do benefício INSS. Assim, alguns trabalhadores saíram prejudicados, pois os maiores salários não eram considerados. Para conseguir a revisão, é necessário entrar com ação na Justiça.

Auxílio acidente

A legislação permite que o benefício seja incluído no cálculo da aposentadoria. 

Reaposentação

Muitos juízes concedem esse benefício. Quando alguém já se aposentou, mas pede que o INSS faça um novo cálculo, considerando outros salários. Para isso, é necessário entrar na Justiça.

Veja também: Você sabia que MEIs podem receber até 30% de desconto na compra de um carro? Veja como isso é possível!