INSS: mutirões para facilitar a concessão do BPC começaram, saiba mais

INSS faz mutirões para tornar mais rápida a liberação do BPC! Mostramos tudo que você precisa saber sobre os eventos.

BPC está entre os principais benefícios do INSS! O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS), para quem não conhece, já é recebido por milhões de pessoas em todas as regiões do Brasil. No entanto, para garantir acesso ao benefício, os interessados devem cumprir diversos critérios. Recentemente, com o objetivo de facilitar a concessão do BPC, o INSS criou mutirões de atendimento.

Nesses mutirões, os interessados poderão encontrar todas as informações para o cadastramento no programa social. Além disso, terão a possibilidade de fazer o pedido de maneira direta, apresentar a documentação solicitada, e receber os pagamentos rapidamente. Nesse sentido, surge a dúvida: afinal de contas, onde serão realizados os mutirões de atendimento do INSS? E, ainda mais importante: como participar?

INSS: mutirões para facilitar a concessão do BPC começaram, saiba mais! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
INSS: mutirões para facilitar a concessão do BPC começaram, saiba mais! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

BPC está entre os auxílios assistenciais do INSS

Você sabia que, em via de regra, os benefícios do INSS são divididos em duas categorias? Os pagamentos, desse modo, podem ser previdenciários ou assistenciais.

Os benefícios previdenciários são intimamente ligados às contribuições dos brasileiros à Previdência Social. Nessa categoria, destacam-se as aposentadorias, as pensões e os benefícios de incapacidade temporária (como o auxílio-doença e o auxílio-acidente).

Já os pagamentos assistenciais, não dependem dessas contribuições. É possível recebê-los, inclusive, sem ter contribuído ao INSS.

Nessa categoria, o exemplo mais importante é justamente o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social, o BPC-LOAS.

Veja também: Como identificar se uma ligação do INSS é verdade ou golpe?

Quantas pessoas recebem os pagamentos?

Destacando-se entre os principais auxílios assistenciais do INSS, o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social é um dos mais numerosos da autarquia.

Segundo as estimativas mais recentes do Governo, cerca de 4,7 milhões de brasileiros têm direito aos pagamentos do BPC-LOAS em 2023.

Desse modo, todos os anos, a União gasta cerca de 58 bilhões de reais com os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada.

Qual é o valor do BPC no INSS?

O valor do BPC corresponde sempre ao montante corrente do salário mínimo. Ou seja: em 2023, os beneficiários do BPC recebem, todos os meses, R$ 1.320 no INSS.

Atenção! Como o BPC é um auxílio assistencial, os beneficiários não têm direito ao 13º salário. Nesse sentido, todos os anos, os segurados garantem acesso a 12 pagamentos do BPC, com depósitos todos os meses.

 Quanto aos depósitos propriamente ditos, o BPC de 2023 segue o calendário tradicional do INSS. Desse modo, os pagamentos são divididos de acordo com o último algarismo do cartão de benefício dos segurados (o número que aparece antes do tracinho).

Quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada no INSS?

Antes de falar sobre os mutirões de concessão do BPC no INSS, devemos traçar um panorama mais amplo sobre os critérios de recebimento do benefício.

O BPC, neste ano, é depositado para dois seletos grupos de beneficiários. O programa assistencial, nesse sentido, é voltado para os idosos com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência que não conseguem se sustentar sozinhas.

Porém, não basta apenas ter mais de 65 anos, ou ser PCD para garantir acesso ao benefício! Pelo contrário: os interessados também devem cumprir critérios de renda e incapacidade de trabalhar. Confira abaixo os requisitos atualizados:

  • Ter mais de 65 anos, ou;
  • Ser PCD (de qualquer idade);
  • Na condição de PCD, confirmar impedimentos de caráter físico, mental, sensorial ou intelectual;
  • Comprovar que os impedimentos em questão têm duração de, no mínimo, 2 anos;
  • Ter renda mensal familiar de, no máximo, ¼ do salário mínimo atual (R$ 330 em 2023).

O último critério vale tanto para os idosos quanto para as pessoas com deficiência. Em outras palavras, o BPC só é depositado para pessoas de baixa renda.

INSS faz mutirões do BPC NESTAS cidades

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o processo de concessão do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social, é hora de conferir as informações mais importantes sobre os mutirões do BPC.

De antemão, podemos dizer que os mutirões do BPC serão realizados, exclusivamente, em duas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Baixada Fluminense.

O atendimento acontecerá durante todo o mês de dezembro, e os funcionários da autarquia vão se dedicar à análise dos pedidos, à oferta de suporte, e à concessão propriamente dita dos pagamentos.

O primeiro mutirão acontecerá na unidade de atendimento do INSS em Nilópolis. As consultas poderão ser realizadas no próximo sábado, dia 2 de dezembro, das 7h às 14h. A expectativa é de que mais de 70 pessoas sejam atendidas.

Já na próxima semana, no dia 9 de dezembro, o atendimento será realizado no posto do INSS de São João de Meriti. Cerca de 100 solicitantes ou beneficiários do BPC devem ser atendidos pelos funcionários do órgão.

O objetivo dos mutirões do INSS, é claro, é deixar mais rápida a análise dos pedidos de BPC, diminuir a fila de espera da autarquia e liberar os pagamentos de maneira mais prática para os solicitantes.

Veja também: Como identificar se uma ligação do INSS é verdade ou golpe?

Como participar dos mutirões do INSS?

Para participar dos mutirões do INSS, você terá que comparecer às agências que citamos acima na data marcada, durante o período de atendimento – que como citamos anteriormente, vai das 7h às 14h. Veja abaixo os endereços:

  • Nilópolis: Estrada Mirandela, número 351, no Centro da cidade;
  • São João de Meriti: Avenida Automóvel Clube, número 2.384, no Shopping Rio Ville Jardim José Bonifácio.

Mas, antes disso, é necessário fazer um agendamento pela internet. Sem agendar previamente o atendimento, os interessados não poderão participar dos mutirões do BPC no INSS.

Para fazer o agendamento, você pode ligar para o telefone 135, ou utilizar o aplicativo Meu INSS. A plataforma, vale lembrar, está disponível tanto para os celulares com o sistema operacional Android, quanto para os aparelhos da Apple que usam o iOS.

Basta ligar para o número, ou acessar o aplicativo e, em seguida, seguir todas as orientações do atendente ou da plataforma.

A partir daí, com o agendamento marcado, é só comparecer à unidade de atendimento escolhida no dia do mutirão e, em seguida, tirar todas as dúvidas com o atendente.