Como identificar se uma ligação do INSS é verdade ou golpe?

Confira se você recebeu uma ligação do INSS realmente ou se o contato é uma fraude ou possível golpe

Milhões de brasileiros aguardam para o seu atendimento em relação a um benefício ou perícia pela Previdência Social. Contudo, receber uma ligação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode gerar apreensão e dúvidas. 

Isso acontece especialmente quando se trata de informações sobre agendamento de atendimentos ou outros procedimentos importantes. Como se sabe, infelizmente os golpes telefônicos são uma realidade, e é crucial saber diferenciar uma ligação legítima de possíveis tentativas de fraude. Neste artigo, vamos ajudar com dicas para identificar se uma ligação desse órgão tão importante é verdadeira ou falsa. Saiba os números!

INSS golpe
Saiba como identificar se uma ligação do INSS realmente é um golpe ou não (foto: divulgação)

Como saber se a comunicação do INSS é golpe?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o INSS neste momento está em um processo de convocação de nova mil segurados. A ideia é antecipar a perícia médica para muitas pessoas. 

Contudo, sabendo do grande número de fraudes e golpes “na rua” hoje em dia, muita gente ainda está receosa e sequer atende o telefone. Por isso é importante saber identificar quando uma suposta comunicação do INSS é golpe. 

E o primeiro passo para isso, depois de atender ou abrir alguma mensagem, é verificar o tom do que está escrito. O INSS não pede para ninguém baixar nenhum tipo de link ou aplicativo por mensagem. 

Também não é comum que a Previdência Social solicite algum tipo de informação. Em hipótese alguma você deve dar senhas ou número de cartões ou acesso ao próprio Meu INSS. Isso nunca é exigido pelo órgão oficial.

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Como identificar qual é a comunicação oficial do INSS?

Nesse momento, o INSS está fazendo contato de diferentes formas. Ou seja, a mensagem oficial não é apenas por ligação telefônica. 

São quatro formas de contato principais:

  • Pelo próprio aplicativo Meu INSS – para quem tem ele instalado no celular;
  • Pelo e-mail oficial: quem receber vai ver o endereço noreply@inss.gov.br (esse é o que o órgão usa para comunicados); 
  • Por SMS: através dos números 92716, 27030 ou 29230 (do Ministério do Desenvolvimento Social) ou 28041 (do INSS). 

Qual é o telefone oficial de contato do INSS?

Por fim, quem receber uma ligação deve ficar ligado. A antecipação de perícias está sendo feita diretamente pelo número (11) 2135-0135. 

Ou seja, se você receber uma ligação de qualquer outro número pedindo qualquer dado seu, não repasse!

Esse tipo de contato é apenas para avisar a população que deve ir até uma unidade da Previdência para fazer a perícia ou adiantar seu serviço. 

Repetindo: o INSS não pede nenhum tipo de senha e muito menos login de qualquer tipo de aplicativo. Tome cuidado também com cobranças de taxas inexistentes: a perícia é gratuita e não exige qualquer tipo de boleto ou pagamento. 

Na hora de ir até a perícia, o único pedido é que os beneficiários tenham em mãos documentos que vão ajudar o médico. Laudos, exames e, é claro, documento de identificação. 

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