Por que o INSS está ligando para os brasileiros? Entenda a POLÊMICA de setembro

Ainda em setembro, o INSS fará ligações para os segurados buscando antecipar a perícia médica. Veja detalhes!

Atenção brasileiros, em especial aqueles que são atendidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): a autarquia estará entrando em contato em breve para antecipar a Perícia Médica. A convocação começou a ser feita no início desta semana e prioriza aqueles que estão aguardando há mais de 45 dias para conseguir o exame. A ideia, como é de se imaginar, é diminuir a fila de espera pelo benefício previdenciário. Mais detalhes você confere a seguir. Acompanhe!

Atenção às ligações do INSS em setembro. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Convocação do INSS: brasileiros estão recebendo ligações para antecipar a Perícia Médica

Em resumo, a perícia médica do INSS é procedimento obrigatório para conseguir a aprovação de benefícios por incapacidade. São eles:

  • Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença).
  • Benefício Por Incapacidade Permanente (antiga aposentadoria por invalidez); e
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Acontece que as pessoas que solicitam este tipo de auxílio precisam passar por duas análises. A primeira delas é a administrativa. Nela, os documentos encaminhados como o extrato de contribuição previdenciária, documento de identificação e outros, são minuciosamente verificados pela Previdência Social.

A outra análise é a de aptidão física ou mental, em que através de um exame médico será possível descobrir se o cidadão adquiriu um tipo de incapacidade que lhe impede de trabalhar. Portanto, o segurado que solicita o benefício do INSS por doença tem que lidar com duas etapas, e duas esperas.

Nesse cenário, de acordo com dados do Instituto, existem hoje pelo menos 1,1 milhão de pessoas na fila de espera por um auxílio previdenciário que dependem de perícia. Deste número, aproximadamente 627 mil são perícias médicas iniciais, enquanto outros 250 mil aguardam avaliações de exames para BPC de pessoa com deficiência, e 300 mil de outras perícias.

Saiba também: Brasileiros podem PERDER o benefício do INSS no próximo pente-fino: ENTENDA!

Antecipação da Perícia Médica ocorrerá para grupo específico

No último sábado, 23, o Instituto anunciou que antecipará a Perícia Médica para um grupo específico, sendo para aqueles que aguardam há mais de 45 dias. O procedimento faz parte do plano de enfrentamento a fila de espera previdenciária, em que mais de 1,5 milhões de requerimentos encontram-se travados sem conseguirem uma resposta.

Segundo a lei previdenciária, os benefícios por incapacidade deveriam ser respondidos em um prazo de até 45 dias; contudo, nestes casos, apenas o tempo para perícia já ultrapassou o limite ideal. Por esta razão, a prioridade é antecipar o exame de quem aguarda por um prazo superior ao que foi recomendado por lei.

Dessa forma, a ligação servirá para remarcar atendimento ou para confirmar, ou antecipar agendamento de perícia médica e/ou avaliação social, válida num primeiro momento somente para quem solicitou no INSS o Benefício de Auxílio Temporário, isto é, o auxílio-doença.

Mas atenção!

Com a informação de que o próprio INSS vai entrar em contato com os segurados, criminosos podem usar desta abertura para aplicar novos golpes. Por esta razão, antes mesmo de dar início as ligações, a Previdência Social informou que não solicita via telefone o número de nenhum documento, e nem pede dados bancários ou senha.

Além disso, também não é necessário encaminhar foto de selfie, ou de documentos. Caso haja solicitação de qualquer uma dessas informações, desconfie. Por fim, para verificar se o contato é realmente do INSS, o segurado pode entrar em contato com a Central de Atendimento no número 135.

Saiba também: Fiz a perícia médica do INSS, por onde vejo o RESULTADO? Faça isso sem sair de casa!