Honda XL750 Transalp desembarca no Brasil em 2025
A espera dos fãs de aventuras sobre duas rodas no Brasil está perto de acabar. A Honda confirmou que a nova Honda XL750 Transalp será lançada no segundo semestre de 2025. Este é um nome que traz muita história e, agora, vem com uma proposta moderna e cheia de potência, tentando corrigir os erros do passado no país.
Com um motor que promete 92 cv e um pacote eletrônico completo, a Transalp está pronta para enfrentar rivais de peso, como a Yamaha Ténéré 700 e as Suzuki V-Strom. O foco aqui é na força do motor e na confiabilidade que os brasileiros conhecem bem.
A herança Transalp: do ícone dos anos 80 à polêmica passagem pelo Brasil
Para entender a importância desse retorno, é preciso olhar para a história da Transalp. A primeira versão, a XL600V, chegou ao mercado em 1987 e ajudou a definir o conceito de moto “faz-tudo”. Era confortável para longas viagens nas estradas, mas também se saia bem em terrenos mais difíceis. Seu motor V-Twin virou uma verdadeira assinatura da marca.
No entanto, a última passagem da Transalp pelo Brasil, entre 2011 e 2014, não foi bem-sucedida. A XL 700V já estava defasada quando chegou, com um câmbio de apenas cinco marchas e um motor que se destacava, mas se tornou conhecido como “motor órfão”. Enquanto isso, concorrentes focadas, como a V-Strom 650 e a BMW F 800 GS, dominaram o mercado. A Transalp saiu de linha, deixando para trás uma legião de fãs que, curiosamente, hoje a valorizam no mercado de usados.
O coração da nova fera: o motor de 755cc e 92 cv
A nova Honda XL750 Transalp traz um motor bem mais moderno e potente. Agora temos um bicilíndrico paralelo de 755cc, com um comando de válvulas Unicam. Essa tecnologia é herdada das motos de motocross da Honda e garante um cabeçote mais leve e compacto, além de um virabrequim de 270 graus. Isso resulta em um som pulsante e um torque forte em baixas rotações, quase como um motor V-Twin.
Os números são realmente impressionantes e fazem da Transalp uma destacada na categoria:
- Potência Máxima: 91,8 cv a 9.500 rpm.
- Torque Máximo: 7,65 kgf.m a 7.250 rpm.
Esse motor é o mesmo que equipa a CB750 Hornet, que é amplamente elogiada pela entrega de potência suave e refinada. Isso faz com que a moto seja fácil de controlar em baixas rotações, mas extremamente potente quando necessário.
O que a nova Honda XL750 Transalp oferece?
A Honda caprichou no pacote que vem junto com a nova Transalp. O chassi é do tipo diamante e bem leve, resultando em um peso de apenas 208 kg em ordem de marcha. As rodas raiadas têm aro de 21 polegadas na frente e 18 atrás, perfeitas para aventuras.
Mas o que realmente impressiona é a tecnologia embarcada. O acelerador é eletrônico e inclui:
- 5 modos de pilotagem (Sport, Standard, Rain, Gravel e User).
- Controle de tração com 5 níveis de ajuste (pode ser desligado).
- Freios ABS com modo off-road, permitindo desligar a atuação na roda traseira.
Uma das melhores novidades é que essa Transalp que chega ao Brasil é a versão global já corrigida. Isso significa que a Honda decidiu endereçar a principal crítica ao modelo anterior: a suspensão macia demais. Com uma calibragem mais firme de fábrica, a nova versão promete evitar que esse problema atrapalhe os primeiros compradores.
A nova Honda XL750 Transalp tem o que é preciso para liderar?
A nova Honda XL750 Transalp promete ser a aventureira mais equilibrada do mercado. Seu motor potente vem acompanhado de um pacote eletrônico robusto e é respaldada pela confiabilidade da marca Honda.
A decisão de trazer a versão com a suspensão corrigida é um sinal de que a marca está atenta às críticas do mercado global. O sucesso comercial dependerá do preço, mas, independentemente disso, a Transalp chega com atributos técnicos que a colocam como uma forte candidata à liderança na categoria. A junção de um motor de ponta e a extensa rede de assistência da Honda pode fazer da nova XL750 Transalp uma referência nas big trails médias no Brasil.