Governo avalia SOLUÇÃO para a INTERNET de famílias de baixa renda: confira

Equipe de transição do novo governo avalia subsidiar telefonia 5G para as famílias de baixa renda. Conheça a medida.

As redes de quinta geração (5G) já chegaram. Além de melhorar a velocidade, o 5G facilitará o surgimento de um enorme ecossistema de IoT (internet das coisas) no qual as redes poderão atender às necessidades de comunicação de bilhões de objetos conectados, graças a um compromisso entre velocidade, latência (tempo de resposta) e custo.

Todavia a tecnologia encontra uma barreira em seu crescimento no país: o dinheiro. Somente os celulares mais novos e mais caros contam com suporte ao 5G. O novo governo que toma posse em janeiro avalia incluir esta dificuldade de acesso dos mais pobres à tecnologia em suas preocupações. Leia e fique por dentro.

Governo avalia SOLUÇÃO para a INTERNET de famílias de baixa renda: confira
5G grátis para o povo – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é 5G e qual é a diferença dele para o 4G?

A rede sem fio de quinta geração é a evolução além da internet móvel para IoT (Internet das Coisas). A principal mudança em relação ao 4G e 4.5G (LTE Advanced) de hoje é que, além de melhorar a velocidade dos dados, abre caminhos para a Internet das Coisas e comunicações críticas que se beneficiarão do desempenho aprimorado do 5G.

Por exemplo, a baixa latência, um recurso que permite a interatividade em tempo real de serviços baseados em nuvem, é fundamental para o sucesso de carros sem motorista, por exemplo. Da mesma forma, o baixo consumo de energia permitirá que objetos conectados operem por meses ou anos sem assistência humana.

Essa tecnologia permitirá oferecer um mundo perfeitamente conectado. A tecnologia 5G é baseada em 8 requisitos técnicos: taxa de dados de até 10 Gbit/s – > 10 a 100 vezes mais do que redes 4G e 4,5G; latência de 1 milissegundo; 1.000 vezes mais largura de banda por unidade de área; até 100 vezes mais dispositivos conectados por unidade de área (em comparação com 4G LTE); 99,999% de tempo de atividade; 100% de cobertura; redução de 90% no consumo de energia da rede e a até 10 anos de vida útil da bateria para dispositivos IoT de baixa potência.

Veja também: Veja como pegar dinheiro emprestado com a CAIXA ainda HOJE!

O plano do novo governo para o 5G

Antes de mais nada, o 5G todavia continua sendo uma tecnologia celular de alta velocidade e é uma “rede de redes”. Em primeiro lugar, a expertise e o know-how das operadoras de redes móveis na construção e operação de redes serão do mesmo modo essenciais para o sucesso do 5G.

Um dos membros do grupo temático de comunicação do gabinete de transição do novo governo, disse recentemente que o novo governo está empenhado na redução de impostos e em buscar meios de subsidiar os serviços de internet 5G e financiamento de smartphones e tablets para famílias de baixa renda.

A saber: a busca do novo governo é para trilhar o caminho da universalização da internet, muito embora se apresente um problema, que é fazer com que o preço da internet para as famílias de menor renda seja pagável com os recursos de que elas dispõem. Em conclusão, nesse sentido, já foram feitas reuniões de trabalho com representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Veja também: App de micro tarefas para INICIANTES ganharem dinheiro: veja como funciona e QUANTO é possível ganhar!