Golpistas estão CLONANDO o WhatsApp de diversas pessoas; veja o que fazer caso seja vítima e saiba como se prevenir

Diversas pessoas tem relatado estarem sendo vítimas de golpes via WhatsApp. Os criminosos estão clonando a contas das vítimas e é necessário saber como se proteger. Confira!

O WhatsApp se caracteriza enquanto um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para celular. Através da plataforma, os usuários podem enviar mensagens de texto, mensagens de voz, documentos em PDF, imagens, vídeos e até mesmo realizar chamadas de voz e vídeo quando estão conectados à internet. 

A plataforma foi criada em 2009 por dois antigos veteranos da Yahoo: Jan Koum e Brian Acton. Atualmente, o WhatsApp pertence à empresa Meta, que também é responsável por outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Desde que foi criado, o aplicativo faz sucesso ao redor de todo mundo e especialmente entre os brasileiros. Dessa forma, são feitas atualizações constantes para aprimorar a experiência dos usuários. 

Nos últimos dias, diversas pessoas têm relatado ter sido vítimas de golpes envolvendo o WhatsApp. Portanto, confira a seguir como recuperar a sua conta e veja como se proteger dos crimes!

Milhares de pessoas estão tendo a sua conta do WhatsApp clonada por criminosos. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Diversas pessoas estão tendo o seu WhatsApp clonado por golpistas

O WhatsApp conta com diversos recursos que podem auxiliar as pessoas que tiveram a sua conta clonada. Isso porque, hoje em dia, diversos golpistas tentam roubar a foto ou a conta para confundir os contatos das vítimas com o objetivo de os levar a fazer transferências bancárias para desconhecidos. Caso você tenha sido vítima deste tipo de golpe, saiba que é possível acionar a plataforma para normalizar a situação. 

Em alguns casos, o processo de recuperação da conta pode levar alguns dias. Diante disso, é importante alertar os seus contatos para que não pensem que é você que está solicitando o dinheiro. A seguir, confira quais são os principais tipos de golpes via WhatsApp:

  • Clonagem de conta (ou “golpe do número novo”): o golpista tem acesso a sua foto e também aos seus contatos. A partir disso, cria uma conta para se passar por você e solicitar dinheiro para os seus amigos e familiares;
  • Roubo de conta: uma pessoa entra em contato com você e se passa por uma empresa para solicitar o código enviado por SMS alegando que ele seria utilizado para confirmar um cadastro. Contudo, na verdade, a informação é usada para transferir a sua conta para outro dispositivo móvel. 

Confira também: Empresas estão oferecendo MILHÕES para quem conseguir HACKEAR o WhatsApp: como funciona isso?

O que fazer caso o seu WhatsApp tenha sido clonado?

Caso o seu WhatsApp tenha sido clonado, as únicas medidas que precisam ser tomadas são a de alertar os seus contatos a respeito do golpe e solicitar para que eles denunciem a conta fraudulenta. Dessa forma, é preciso repassar as seguintes orientações para os seus contatos:

  • Desconfie das mensagens atípicas;
  • Desconfie caso alguém com a sua foto envie uma mensagem através de um número desconhecido;
  • Caso o número com a sua foto solicitar dinheiro através do aplicativo, tente ligar ou conversar pessoalmente para que o pedido seja confirmado. Caso contrato, não realize a transferência. 

Saiba mais: Algumas funções do WhatsApp que você provavelmente NÃO conhecia, mas são realmente INCRÍVEIS