Frente fria INTENSA no estado; risco de TEMPORAL é confirmado!

Apesar de a época de frio já ter acabado, alguns estados do país ainda podem sofrer com a onda de resfriamento. Saiba mais sobre a previsão!

Mesmo que tenha feito calor nos últimos dias, a previsão para o final de semana é de formação de frente fria e um corredor de umidade em alguns estados do país. Com isso, o frio fora de época poderá permanecer por mais algum tempo, em contraste com um período primaveril que deveria estar mais fresco.

Que saber mais sobre a previsão, que inclui até mesmo risco de temporal? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o tema!

No Rio Grande so SUl, haverá a formação de frente fria com risco de temporal em todo estado. Confira!
No Rio Grande so SUl, haverá a formação de frente fria com risco de temporal em todo estado. Confira! / Foto: divulgação

Frente fria com risco de temporal no RS

De acordo com a Climatempo, a partir de domingo (20/11), as áreas de instabilidade começarão a avançar sobre o Rio Grande do Sul, o que vai contribuir com a formação de nuvens carregadas e o surgimento de pancadas de chuvas isoladas entre a Região Noroeste e a Fronteira Oeste do estado.

Na segunda-feira (21/11), as instabilidades tendem a se intensificar por todo o Rio Grande do Sul e, por conta disso, a chuva vai atingir todo o estado, que vai correr risco de sofrer com chuvas fortes e a formação de temporais.

Veja também: Expediente DEFINIDO: veja como fica o tempo de serviço para os brasileiros durante a Copa do Mundo

Previsão para o resto do Brasil

Em contrapartida, a chuva tende a dar uma trégua para as outras regiões do país, especialmente as mais atingidas por temporais nos últimos dias, como parte do Sudeste e o Nordeste. Assim, Minas Gerais (que já passou por uma redução das chuvas), Bahia e Espírito Santo, por exemplo, que chegaram a enfrentar enchentes e temperaturas baixas, poderão contar com um clima estável no final de semana.

A começar pelo sábado (19/11), os termômetros marcarão uma alta da temperatura, mas o domingo apontará o dia mais quente em várias regiões do país. Um dos destaques para o calor é no Centro-Oeste, que já começou a aquecer na última quinta-feira (17/11). Inclusive, Cuiabá será a capital mais quente do Brasil, com uma máxima prevista em 38ºC, seguida por Teresina, no Nordeste, com 37ºC, e Salvador, que deve atingir 30ºC.

São Paulo, por sua vez, será um dos estados que menos vai sofrer com o calor no final de semana, embora a máxima possa chegar a 26ºC na sexta-feira, 27ºC no sábado e cerca de 28ºC no domingo. O estado que vai ficar mais frio durante o final de semana vai ser o Paraná, com destaque para Curitiba, que poderá contar com climas mais amenos.

Frio no início de novembro

No começo do mês, o frio no Brasil bateu recordes devido a uma diferença das ondas de frio nessa época do ano. Geralmente, elas costumam ser mais tranquilas, mas, como as desse ano vieram da costa e perderam pouca força, acabaram causando uma sensação mais intensa de frio no país.

Fora isso, o fenômeno La Niña atingiu, em outubro, o ápice das temperaturas mais baixas. Além dele, outras circulações de ventos na atmosfera contribuíram ainda mais para que a massa de ar polar atingisse o Brasil, vinda do Polo Sul, sem ter perdido intensidade no trajeto.

Veja também: Saiba como configurar seu WhatsApp para receber ALERTAS de desastres naturais