Expediente DEFINIDO: veja como fica o tempo de serviço para os brasileiros durante a Copa do Mundo

O Ministério da Economia publicou uma portaria com as regras e orientações sobre o expediente de trabalho dos servidores públicos.

A Copa do Mundo 2022 está prestes a começar, com as ruas pintadas de verde e amarelo, a camisa da Seleção Brasileira e o povo reunido em torno da paixão nacional. É assim que o país do futebol se prepara para acompanhar os jogos e torcer para a amarelinha trazer o hexa para casa. Todos querem acompanhar as partidas e para isso ficou definido como será o expediente durante a Copa do Mundo.

O Ministério da Economia definiu as regras de funcionamento para as repartições públicas e anunciou orientações para o regime de trabalho dos servidores nos dias de jogos do Brasil. O intuito é que os funcionários tenham um horário um pouco mais flexível nesses dias para conseguirem assistir as partidas.

Nessa primeira fase, a Seleção Brasileira entra em campo à tarde, em jogos que começam às 13h ou 16h. Os demais horários vão depender do desempenho do time na competição, conforme forem avançando as fases. Os detalhes sobre o expediente foram publicados no Diário Oficial da União.

Expediente DEFINIDO: veja como fica o tempo de serviço para os brasileiros durante a Copa do Mundo
Ministério da Economia definiu os horários de trabalho para os servidores públicos. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Expediente durante a Copa do Mundo

Segundo as orientações, não haverá expediente nos dias em que o Brasil entrar em campo até às 12h. Já nos dias em que os jogos começarem às 13h, a jornada de trabalho será reduzida e os servidores liberados às 11h, quando as partidas tiverem início às 16h os trabalhadores estarão livres às 14h.

As regras são válidas para todos os servidores e empregados públicos, sejam eles efetivos, contratados, temporários ou estagiários. A portaria prevê ainda que haja a compensação do período de horas que não forem trabalhadas, o que deve ocorrer dentro do prazo de 1º de dezembro de 2022 a 31 de maio de 2023.

A compensação é obrigatória, sendo assim o agente público que não compensar as horas que não foram trabalhadas terá descontos na sua remuneração, proporcionalmente a este período.

Além disso, os órgãos públicos devem ser mantidos em funcionamento, de forma a permitir que os servidores que não quiseram a liberação possam cumprir com a sua carga horário, nesse caso sem a necessidade de compensação futura.

Veja também: Expediente REDUZIDO em dias de jogos da seleção na Copa do Mundo; saiba mais

Jogos do Brasil no Catar

O Brasil faz parte do grupo G da Copa do Mundo, que este ano será realizada excepcionalmente nos meses de novembro e dezembro, a competição costuma acontecer de quatro em quatro anos, entre junho e julho. A mudança no período de realização se deve para evitar os meses mais quentes do país sede que é o Catar.

A Seleção Brasileira faz sua estreia na competição no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, às 16h, diante da Sérvia. Os próximos jogos da fase de grupos serão na segunda-feira (28), às 13h, contra a Suíça e na sexta-feira (2), às 16h, quando enfrenta a Seleção de Camarões.

As datas e horários das próximas partidas vão depender do desempenho e classificação do time do Brasil. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a fase de mata-mata e voltam a entrar em campo em partidas válidas pelas oitavas de finais no dia 6 de dezembro, com adversário ainda a ser definido.

Veja também: Empresa é obrigada a liberar funcionários para assistir o Brasil na Copa do Mundo?