Escola errou e deixou meu filho infrequente, como faço para desbloquear Bolsa Família?

Aprenda a desbloquear o seu Bolsa Família se a escola acabou deixando seu filho com frequência menor do que 75%

Ter o Bolsa Família bloqueado por causa de erros na frequência escolar pode ser uma situação frustrante para muitas famílias de baixa renda.

Quando a escola não registra corretamente a presença do aluno, o sistema do programa entende que ele não está cumprindo os requisitos de assiduidade. Isso pode resultar na suspensão dos pagamentos.

A boa notícia é que existem formas de regularizar a situação, desde que o beneficiário identifique o problema e resolva diretamente com a escola e o CRAS.

Escola errou e deixou meu filho infrequente, como faço para desbloquear Bolsa Família?
Erro da escola em registro de frequência pode bloquear Bolsa Família injustamente! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Quais atitudes tomar após o bloqueio por erro da escola?

Quando o governo bloqueia o Bolsa Família devido à infrequência escolar dos filhos, mas isso ocorreu por um erro da escola, os beneficiários devem tomar algumas atitudes imediatas para reverter a situação.

É fundamental agir rapidamente, pois o benefício é essencial para muitas famílias. Assim, ao seguir os passos corretos, é possível solucionar o problema e garantir o retorno do auxílio.

A primeira atitude a se tomar é entrar em contato com a escola onde a criança ou adolescente estuda. Em seguida, o responsável deve solicitar uma verificação das faltas registradas e esclarecer a situação.

Muitas vezes, erros de lançamento ou de comunicação podem ter ocorrido, resultando em uma frequência escolar que não corresponde à realidade.

Portanto, é importante obter um documento que comprove a frequência correta, como um atestado escolar ou um relatório de presença.

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Próximos passos para desbloquear seu Bolsa Família

Após resolver a questão na escola, o próximo passo é reunir toda a documentação necessária. Isso inclui o comprovante de frequência corrigido, documentos de identificação dos filhos e qualquer outro papel que possa apoiar a reivindicação.

A documentação será fundamental ao entrar em contato com o CRAS ou ao fazer uma nova solicitação junto ao governo. Além do mais, ter todos os documentos organizados e prontos para apresentação facilita o processo e demonstra a boa fé do beneficiário.

Com os documentos em mãos, o responsável deve se dirigir ao CRAS ou ao local onde fez o cadastro no Bolsa Família. É recomendável explicar a situação detalhadamente e apresentar a documentação que comprova o erro.

Fazendo isso, o atendente poderá entender melhor a situação e tomar as medidas necessárias para reverter o bloqueio do benefício. Por fim, também é válido solicitar o envio de um novo registro de frequência ao sistema para que o problema não se repita.

Se mesmo após seguir esses passos o desbloqueio não ocorrer, o beneficiário pode considerar recorrer a instâncias superiores. Isso pode incluir a formalização de uma reclamação junto ao Ministério do Desenvolvimento Social ou à ouvidoria do Bolsa Família.

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