FIES deve passar por verdadeira REVOLUÇÃO: governo quer ALTERAR regras para o programa de financiamento estudantil

O governo federal está promovendo diversas mudanças no FIES para que mais pessoas possam ter acesso ao ensino superior no Brasil. Veja o que está sendo alterado no programa!

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) se caracteriza enquanto um programa do Ministério da Educação que foi criado em 1999 com o objetivo de financiar a graduação para os estudantes que estejam matriculados em instituições não gratuitas e que não tenham condição de arcar com a mensalidade. 

É importante enfatizar que o FIES foi estabelecido durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e depois foi amplamente reformulado e ampliado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2010. Além disso, apenas em 2014, 26% dos estudantes matriculados nas instituições de ensino superior privadas puderam ser beneficiados pelo programa. 

Diante disso, o FIES é responsável por abrir portas para os estudantes que desejam fazer uma graduação mas não foram aprovados em instituições públicas e não possuem condições financeiras para arcar com a mensalidade no ensino privado. Recentemente, foi divulgado que o programa vai passar por algumas mudanças. Saiba mais a seguir!

Governo está promovendo diversas mudanças para o Fies. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

FIES deve ter as regras alteradas pelo governo

Ainda neste ano, o Ministério da Educação (MEC) pretende oferecer as vagas que não foram preenchidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A medida faz parte de diversas mudanças que se encontram em discussão no momento pela pasta em um grupo de trabalho que tem o intuito de retomar o caráter social do programa. 

O anúncio foi realizado pelo diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação. Durante o seminário Diálogo sobre a reconstrução do Fies, que foi promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). De acordo com o enfatizado durante o evento, o intuito é retomar as vagas remanescentes, de forma a preencher cerca de metade das vagas que sobraram nos últimos 3/4 anos. 

Além disso, a abertura de vagas remanescentes serão descontinuadas, isso porque o foco é abrir o Fies ainda neste mês de setembro, no mais tardar no começo de outubro. A nova chamada pretende ser voltada para os alunos que já estejam matriculados nas instituições de ensino superior.

Vale enfatizar que as nomeadas vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas durante o processo seletivo regular, devido a desistência dos candidatos pré-selecionados ou então por falta de documentação na contratação do financiamento. 

Confira também: Ainda é possível PARTICIPAR do FIES? Governo anuncia prazo para a convocação dos estudantes

Saiba mais sobre as mudanças promovidas no FIES!

Durante o seminário, foi enfatizado ainda que o Fies deve ser pensando em conjunto com outras políticas do MEC que possibilitem o acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino, e também o ProUni (Programa Universidade para Todos), que é destinado aos estudantes de baixa renda. 

Os especialistas ressaltam que ao pensar em acesso ao ensino superior, é preciso pensar ainda na ocupação de vagas que estão sendo oferecidas. Dessa forma, é preciso ampliar o acesso, mas estabelecendo primeiro  um diagnóstico de porque existe essa diminuição no acesso. 

Saiba mais: CORRA! Lista de espera do FIES é LIBERADA e está disponível para consulta