Como saber se meu contrato do FIES foi encerrado?

Confira como consultar contrato FIES com facilidade e saber se foi encerrado!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma oportunidade única de conseguir um diploma e, posteriormente, ingressar no mercado de trabalho. Em especial, para jovens e adultos que não conseguiram ingressar em uma universidade pública, já que se trata de um financiamento com baixas taxas de juros e boas condições de parcelamento.

Em vigor desde 1999, sob a presidência de Fernando Henrique Cardoso, somente no último semestre , 2022.2, disponibilizou cerca de 44.370 de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação.

Em sua nova configuração, o carinhosamente apelidado de novo FIES, oferta 3 tipos e/ou modalidades de financiamento estudantil:

  • Modalidade 1 (Fies): Voltado para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos e isento de juros;
  • Modalidade 2 (P-Fies): Reservada para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar por pessoa na família de até 5 salários mínimos e com pagamento de  juros sobre as parcelas; e
  • Modalidade 3 (P-Fies): É aberto às demais regiões do país. Nessa modalidade, os alunos também pagam juros sobre as parcelas.

No entanto, às vezes a vida “prega peças” e o beneficiário fica impossibilitado de pagar as taxas do financiamento. Dessa forma, opta por pausar ou cancelar o FIES.

Nessa conjuntura, surgem os diversos questionamentos: “como cancelar o FIES? Pode haver algum prejuízo? Dá para fazer novamente o pedido? Como quitar a dívida?” Calma, a gente te ajuda!

Como saber se meu contrato do FIES foi encerrado?
Imagem: @jeanedeoliveirafotografia

Afinal, como fazer para cancelar o FIES?

Para suspender o financiamento, o estudante deve seguir alguns passos básicos. Vamos conferir!?

  1. Acesse o site do Sistema Informatizado do FIES. Em seguida, preencha as seções com o seu CPF, senha e  valide o código de verificação;
  2. Ao entrar no portal, identifique  no centro da tela o ícone Aditamentos Disponíveis. Na parte inferior, localize a opção de Encerramento e, por conseguinte, clique na seção Referências, na qual vai aparecer o semestre a ser cancelado;
  3. Escolha como deseja pagar o financiamento! Após selecionar o semestre, eleja as opções de como pagar o FIES. Nesta etapa, é importante avaliar qual alternativa cabe melhor no seu bolso; e
  4. Vá na sua agência bancária junto com seu fiador e assine o Termo de Encerramento. Ao fim dessas etapas, seu contrato estará finalizado.

Quantas parcelas é feito o FIES?

Para não atrasar nenhuma parcela, o ideal é que você realize um planejamento financeiro e esteja atento às condições de pagamento. No caso do Fundo de Financiamento Estudantil são três:

  • De utilização, na qual pagará o valor total de 150 reais a cada três meses, que diz respeito aos juros incidentes do financiamento.
  • De carência, em que terá 18 meses para quitar trimestralmente o valor de 15o reais. 
  • De amortização, onde o saldo devedor do financiado será parcelado em até 3 vezes. De modo ilustrativo, se o estudante financiou um curso de 4 anos o saldo será dividido em até 12 anos. 

Para quem deseja se regularizar com o financiamento estudantil, mas por algum motivo não conseguiu pagar as parcelas em dia ou, na pior das hipóteses, ingressou no SPC/SERASA, ainda há esperança: a renegociação FIES.

Como fazer para não pagar o FIES?

Para solicitar o perdão da dívida do FIES, os devedores que atendem os requisitos, devem:

  1. Acessar o portal de Renegociação FIES da Caixa. No site, você vai ler tudo o que precisa saber para quitar a dívida do FIES.
  2. Instalar o aplicativo FIES Caixa e, em seguida, clicar em Renegociação.
  3. A renegociação pode ainda ser feita pelo Sistema de Financiamento Estudantil
  4. . Basta clicar em Contrato FIES e, por conseguinte, em Renegociação 2022.

Vale reforçar que além dos casos de falsificação documental no período de inscrição, outras práticas podem fazer com que você perca o Fundo de Financiamento Estudantil

O que pode fazer perder o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)?

De acordo com o regulamento da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), o não cumprimento das seguintes normas pode acarretar suspensão do FIES:

  1. Não obtenção de aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% das disciplinas cursadas a cada semestre.
  2. Mudança de curso e/ou habilitação após 18 meses do início de utilização do FIES.
  3. Não aditar o financiamento a cada semestre, dentro do prazo do MEC.
  4. Trancar  a matrícula sem suspender o benefício do FIES.

Veja também: Financiamento Estudantil (FIES) atualizado? Saiba mais sobre o que MUDOU!