Financiamento Estudantil (FIES) atualizado? Saiba mais sobre o que MUDOU!

Programa é um dos mais importantes da educação brasileira e já assistiu milhões de estudantes ao longo dos anos

O programa de Financiamento Estudantil (FIES) vai começar a ser atualizado e tais mudanças serão aplicadas já no primeiro semestre de 2023. A saber, o crédito educacional já auxiliou milhões de alunos por todo o Brasil e agora precisa passar por esse processo para que outros mais possam ser beneficiados. Veja em nosso artigo abaixo o que vai acontecer.

fies atualizado
FIES vai sofre atualizações – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

FIES será atualizado para continuar a formar cidadãos

A Educação é um dos pilares fundamentais de um país e é a partir dela que podemos criar uma sociedade cada vez mais igual e livre das injustiças. No entanto, ter acesso à uma formação de qualidade nem sempre é acessível, sobretudo para os cidadãos mais vulneráveis.

Por isso, o FIES é essencial para a diminuição da desigualdade no Brasil pois com ele, milhões de estudantes podem entrar para o Ensino Superior. A saber, o programa opera com um financiamento estudantil que só começa a ser pago após dois anos de conclusão do curso.

Desse modo, algumas mudanças estão para serem aplicadas o mais rápido possível afim de garantirem que mais brasileiros possam ter acesso a esse crédito que agora pode vir a ter uma taxa real zero de juros, para os candidatos com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Veja também: Mais de 100 mil ALUNOS já solicitaram a renegociação do FIES; saiba como fazer

Como participar

Primeiramente, para um estudante ter acesso ao FIES precisa que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter tido uma média mínima de 450 nas provas e não ter zerado a redação. Como citado acima, também é necessário que possua uma renda per capita de um a três salários mínimos.

Além disso, quem tiver sido agraciado com uma bolsa parcial do Programa Universidade Para Todos (Prouni) pode solicitar que o FIES banque a parte restante desde que os critérios acima sejam respeitados.

Outro ponto a ser destacado é que o programa faz sua seleção obedecendo uma ordem de prioridade. Veja abaixo:

  • Candidatos sem curso superior e sem terem sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • Quem não tenha concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados por financiamento estudantil e estejam quitados;
  • Candidatos que tenham concluído o ensino superior e sem terem sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • Quem já tenha concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e estejam com toda a proposta quitada.

Apesar do calendário do FIES 2023 não ter sido divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o edital da seleção não deve demorar a sair. Mais informações podem ser consultadas em sisfiesportal.mec.gov.br.

Novo Governo pode fazer um FIES mais forte para o mercado financeiro

Após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como novo presidente da República, muito se espera do potencial que FIES traz para o mercado financeiro. Isso porque foram nos governos do PT que o programa deu um salto de usuários e criou novos financiamentos.

No entanto, também houve um aumento da inadimplência e agora é estimado que a nova equipe econômica e educacional consiga reverter as tendências negativas em torno do programa.

Veja também: Mais Universidades 2023: FIES, ProUni, ENEM, Bolsa Formação e mais