Mais Universidades 2023: FIES, ProUni, ENEM, Bolsa Formação e mais

Saiba o que pode acontecer na área da educação no Brasil em 2023!

Com o fim das eleições de 2022 e um novo presidente eleito, muitas pessoas estão querendo saber como vai ficar a educação em 2023. E para que a população possa ficar atenta, existe um documento chamado ‘Carta para o Brasil de Amanhã’, divulgado pela campanha do eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Entre as propostas, é possível conferir no item 4 (Educação) a ideia de mais universidades bem como o fortalecimento de políticas públicas na área. Entenda e saiba o que esperar da educação a partir do próximo ano.

Mais universidades em 2023
Confira quais são as propostas do governo Lula para a educação em 2023: mais universidades e mais (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Mais universidades em 2023? 

“É necessário que a gente continue fazendo mais universidades para que mais brasileiros possam estudar e ter uma profissão”. Essas foram algumas das palavras de Lula em encontro em Minas Gerais pouco antes das eleições que o definiram como chefe do Executivo a partir de 2023. 

A já citada ‘Carta para o Brasil de Amanhã’ também afirma que o futuro presidente pretende investir em mais universidades bem como priorizar algumas pautas na educação em 2023:

  • Creches; 
  • Merenda escolar; 
  • Ensino em Tempo Integral; 
  • Banda larga nas escolas; 
  • Ensino técnico profissionalizante;
  • FIES; 
  • ProUni; entre outros. 

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma das áreas.

Veja também: Auxilio Brasil de R$ 600 está confirmado até dezembro, e DEPOIS? Entenda!

FIES em 2023

“Nós vamos voltar com muita força para o FIES e para o ProUni”, afirmou o presidente em Juíz de Fora (MG), também pouco antes da eleição. 

Para quem não sabe, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa que funciona no Brasil há mais de 20 anos – foi criado em 1999. 

O programa é voltado para quem quer conseguir financiamento para estudar em uma universidade particular por não ter condições de pagar as mensalidades. O aluno pode quitar o débito só depois de formado, garantindo uma tranquilidade enquanto estuda. 

Agora é esperado que o FIES em 2023 volte a ter mais força, como em anos anteriores. A Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (Abmes), por exemplo, divulgou uma nota parabenizando o novo presidente e defendendo a ampliação do programa – o que deve acontecer, de acordo com especialistas. 

ProUni em 2023

A Abmes também afirmou que pretende apoiar o novo governo na implantação de medidas a favor do Programa Universidades para Todos, o ProUni. 

Essa ação foi criada no primeiro mandato de Lula, em 2004. Para quem não conhece, é um programa em que estudantes podem ganhar bolsas de 50% ou 100% para conseguir terminar um curso de graduação em uma instituição particular. 

O fortalecimento do ProUni é uma possibilidade já que entre 2020 e 2021 houve uma diminuição de 30% no número de bolsas, de acordo com a Frente Parlamentar da Educação. 

Bolsa Formação 2023

Entre todas as propostas na educação para o próximo mandato, a bolsa formação para estudantes do Ensino Médio também chama a atenção. 

De acordo com a Carta divulgada pela campanha do presidente eleito, isso será possível junto ao ensino em tempo integral. 

No item 4 da carta é possível ler:

“Vamos voltar a construir e apoiar as creches, aumentar os recursos para a merenda escolar, implantar o Ensino em Tempo Integral, com bolsa-estudantes para quem completar o Ensino Médio.”

Ainda não surgiram novos detalhes sobre essa bolsa, contudo, especialistas em economia lembram que o Orçamento do país está apertado. Portanto, é possível que algumas dessas ações não surjam já no início do mandato. 

Enem em 2023

Finalmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também deve seguir normalmente com uma oferta anual e com duas seleções ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Ou seja, o Enem em 2023 deve ser mantido junto com outras ações como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

Veja também: Isenção do Imposto de Renda em 2023: quem ganha até R$ 5 mil vai precisar declarar?

Lembrando que essas propostas são importantes já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito. Ou seja, é um serviço dos veículos de comunicação – como o pronatec.pro.br – informar quais são suas propostas para o próximo mandato. Somos uma plataforma sem vinculação ou ligação com qualquer partido ou entidade política e nossa missão é informar e ajudar a população no acompanhamento de políticas públicas na educação e outras áreas.