FGTS: aprenda a CONSULTAR o seu saldo através do celular

Plataforma é compatível com os sistemas Android e iOS e está disponível gratuitamente. Saiba como se cadastrar e aprenda a utilizá-la.

O cadastro no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma responsabilidade do todo e qualquer empregador que formaliza a contratação de um funcionário. Além de cadastrá-lo, o empregador também responsável por manter esse registro atualizado, realizando depósitos mensais até o dia 7 de cada mês. Para ter a certeza que seus direitos estão sendo respeitados, os trabalhadores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) podem fazer uma consulta.

Na prática, é possível verificar se o empregador está cumprindo suas obrigações acompanhando a situação dos depósitos. O procedimento para consulta é extremamente simples e ocorre através do FGTS online. Em outras palavras, significa que, como meios de consulta, o trabalhador pode recorrer ao aplicativo oficial do FGTS disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. O passo a passo detalhado você confere a seguir. Acompanhe!

Conheça a plataforma e saiba como utilizá-la. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Quer acompanhar a situação do seu FGTS? Siga o passo a passo!

Antes de mais nada, é importante destacar que o aplicativo oficial do FGTS, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, possui versões tanto para aparelhos operados por meio do sistema Android, quanto para aparelhos da Apple, que utilizam o sistema iOS. Tablet’s e iPad’s operados pelos mesmos sistemas também comportam a ferramenta. Agora que você já sabe onde utilizá-la, siga os passos abaixo para realizar uma consulta:

  • Primeiramente, vá até a loja de aplicativos do seu smartphone, seja a Play Store para dispositivos Android ou a loja iOS para dispositivos Apple, e procure pelo aplicativo FGTS.
  • Em seguida, faça o download do aplicativo e aguarde a conclusão da instalação.
  • Ao abrir o aplicativo, você será solicitado a inserir seu CPF em um campo específico.
  • Após fornecer o seu CPF, o aplicativo solicitará informações adicionais, como seu nome completo, número de celular e endereço de e-mail.
  • Complete todas as informações, da mesma forma que fez com o CPF.
  • Por fim, clique no botão “Próximo” para validar o seu cadastro.

A partir desses passos, você poderá acessar e utilizar todas as funções do aplicativo FGTS, incluindo o acompanhamento dos depósitos feitos pelo empregador em sua conta do FGTS. No que diz respeito ao download, basta utilizar os seguintes endereços:

  • Android: https://bityli.com/InMQC
  • iOS (iPhone): https://bityli.com/giWTE

Veja também: Precisando SACAR o FGTS com antecedência? Veja como fazer isso com o NUBANK! 

Acompanhe o SALDO TOTAL do seu FGTS

Para acessar o FGTS, basta utilizar as informações de login e a senha segura que você cadastrou seguindo os passos descritos anteriormente. Então, insira esses dados e clique em “Entrar”. Feito isso, o aplicativo o irá te transferir para a página inicial do FGTS, onde todos os principais serviços disponíveis são apresentados.

Nesta página inicial é possível, por exemplo, consultar o saldo do FGTS. Caso seja essa a sua curiosidade, é só clicar na opção “SALDO TOTAL do FGTS”. Nesta seção, será possível visualizar os depósitos feitos no Fundo de Garantia, assim como o saldo total acumulado. Viu como é simples?

Veja também: ALERTA no saque-aniversário: Ministro do trabalho acabou de emitir COMUNICADO!