ESTAS dicas vão te fazer tirar nota MIL na redação do Enem

Se você deseja se destacar na redação do Enem, vale a pena seguir as dicas que vamos mostrar! Recomendações valem para todos os estudantes.

Nota mil na redação do Enem – como conseguir? Atualmente, essa é a grande dúvida de milhões de estudantes brasileiros. Afinal de contas, entre todas as partes do Exame Nacional do Ensino Médio, a redação é considerada a mais importante. Vale lembrar que os alunos que zeram o texto perdem o direito de concorrer às oportunidades de estudo disponibilizadas pelos principais programas educacionais do Governo Federal.

Nesse sentido, em outras palavras, quem zera a redação do Enem não pode participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento da Educação Superior (FIES). Portanto, vale a pena tomar muito cuidado na hora de fazer o texto! Com isso em mente, confira abaixo 6 dicas essenciais para tirar nota mil na redação do Enem em 2023.

Como tirar nota mil na redação do Enem? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Como tirar nota mil na redação do Enem? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quando o Enem será realizado em 2023?

Antes de mais nada, devemos lembrar que, neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro (em todas as regiões do país).

No primeiro dia do Enem 2023, os estudantes terão provas de Ciências Humanas (com 45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (com 45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) – além da temida Redação.

Já no segundo dia, os alunos farão provas de Ciências da Natureza (com 45 questões de biologia, química e física) e Matemática (com 45 questões aritméticas).

Veja também:  Senac está oferecendo CENTENAS de bolsas de estudos; veja como se inscrever

Para tirar nota mil na redação do Enem, fique de olho no modelo do texto

Primeiramente, todos os alunos que vão fazer o Enem em 2023, e que desejam tirar nota mil na redação, devem prestar muita atenção ao modelo do texto. Vale a pena, por exemplo, se familiarizar com a modalidade durante os estudos para a prova.

No Enem, o modelo da redação, atualmente, é o dissertativo-argumentativo. Desse modo, ao escrever o texto, os estudantes devem utilizar argumentos sólidos para defender um ponto de vista específico, de acordo com as recomendações dos materiais-base.

“No caso do Enem, não cabe ao aluno refletir se concorda ou discorda do tema. Isso já fica claro nos textos motivadores. O que ele precisa é aprofundar o assunto com uma argumentação condizente”, informa a professora Maria Aparecida Custódio, do Colégio Objetivo, em um papo com o site G1.

O texto, desse modo, deve ser produzido no formato de prosa – no qual as ideias são dispostas de maneira objetiva, sempre de acordo com as regras da língua portuguesa. Você não pode, por exemplo, fazer a redação em modelo de poesia!

Conheça as competências exigidas pelo Enem

Para tirar nota mil na redação do Enem, além de dominar o modelo dissertativo-argumentativo, você deve conhecer também todas as competências avaliadas pelo exame.

Na redação, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia 5 competências diferentes. Cada uma delas vale 200 pontos, e dessa forma, somente as redações que gabaritam todos os quesitos recebem a tão sonhada nota mil.

Sendo assim, quais são as competências avaliadas pelo Enem na redação? Abaixo, você pode conferir a lista completa, atualizada para 2023:

  • Domínio formal da língua portuguesa: Avalia se a redação respeita as regras de acentuação, ortografia, hífen, letras maiúsculas e minúsculas, separação silábica, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase;
  • Compreensão do tema: Tem a função de avaliar as habilidades de leitura e de escrita do aluno. A partir do tema, os estudantes devem organizar o texto com argumentação consistente, repertório sócio-cultural e domínio do estilo dissertativo;
  • Coerência: Na redação, os candidatos devem elaborar textos que apresentem, de maneira clara e definida, uma ideia a ser defendida e seus argumentos de justificação, de acordo com o tema original;
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos: Avalia, primordialmente, a estruturação lógica e formal das partes da redação. Em outras palavras, analisa a organização textual da redação e a maneira como as frases e os parágrafos interagem entre si;
  • Proposta de solução: Ao final do texto, os estudantes devem indicar uma “solução” para o problema apresentado, respeitando, é claro, os direitos humanos.

Para tirar nota mil na redação do Enem, estude os textos “campeões”

Se você deseja entender, de maneira mais prática, como é estruturada uma redação “perfeita” no Enem, vale a pena estudar os textos que, nos anos anteriores, tiraram nota mil. Dessa forma, será possível compreender melhor as estratégias adotadas pelos estudantes “campeões”.

“Fazendo isso, o candidato vai internalizar o que deve ser feito. Mas não pode ser algo mecânico. Precisa estar atento, analisando os conectivos, a organização das ideias e a forma como o texto é concluído. Precisa aprender mesmo”, completa a professora Custódio.

Portanto, onde conferir as redações nota mil do Enem? Você pode acessar, por exemplo, o site do Guia do Estudante: https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/confira-espelhos-de-redacoes-nota-1000-no-enem-2022.

Treine até não poder mais!

Todos os estudantes que tiraram nota mil nas redações do Enem dizem a mesma coisa: para se destacar na prova, o treinamento é essencial. Nesse sentido, compreendendo totalmente o modelo do texto, e as competências cobradas pelo MEC, vale a pena fazer, no mínimo, uma redação por semana.

Para quem tem mais tempo livre, é interessante produzir uma quantidade ainda maior de textos. A prática, no final das contas, leva à perfeição.

“Uma por semana é o mínimo. Não recomendo que seja menos que isso, ou que pule uma semana, por exemplo, porque essa janela de tempo pode fazer a diferença para aperfeiçoar o seu texto”, informa Daniela Toffoli, coordenadora de Linguagens do Curso Anglo.

Consulte um revisor

Após produzir as redações, você deve encontrar alguém para corrigí-las e revisá-las. Com um olhar diferenciado, essa pessoa poderá te ajudar a entender melhor os pontos fortes do texto, e potenciais problemas a serem consertados.

O ideal é buscar a ajuda de um professor ou monitor. Você pode fazer isso na sua escola, no seu cursinho, ou pela internet.

Veja também:  CONFIRMADO: cinco grandes bancos do Brasil vão dar DESCONTOS por meio do Desenrola Brasil

Para tirar nota mil na redação do Enem, aumente seu repertório

Por fim, de acordo com especialistas em educação, um repertório mais abrangente costuma ser encarado como um dos principais diferenciais das redações nota mil do Enem. “Repertório” nada mais é do que a sua bagagem cultural, formada por todas as suas referências e saberes.

“Citar um filme, um livro ou uma música que tenha relação com o tema proposto ou com a argumentação do autor vai enriquecer o debate e mostrar a relevância do tema”, conclui a professora do Colégio Objetivo.