Erro pode causar perda de benefício do INSS para aposentados em 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, pode suspender temporariamente os benefícios por uma série de razões que envolvem o cumprimento de algumas normas. Essa suspensão pode ser bem preocupante, principalmente se você depende do pagamento mensal do seu benefício.

Mas você já parou para pensar o que pode levar a essa situação? Se este é o seu caso, continue por aqui que eu vou explicar de maneira simples e prática.

INSS pode suspender benefício

É importante entender que a suspensão do benefício não é a mesma coisa que um cancelamento. Enquanto a suspensão interrompe os pagamentos até que você regularize a pendência, o cancelamento é definitivo. Muitas vezes, para resolver a situação, você só precisa enviar alguns documentos ou ir a uma perícia. Caso você não tome essas atitudes, o INSS pode definitivamente cancelar o seu benefício. O lado bom é que existem formas de reverter essas suspensões, e eu vou te contar mais sobre isso.

Situações comuns de suspensão

Algumas situações são mais comuns quando falamos na suspensão de benefícios, e vale a pena ficar atento:

  • Erro na concessão: Às vezes, pode ocorrer uma falha nos documentos apresentados.
  • Prova de vida: Não realizar a prova de vida anual pode levar à suspensão.
  • Perícia médica: Falta na perícia que é obrigatória.
  • Reabilitação profissional: Recusa em participar quando o INSS pede.
  • Salário-maternidade: Receber esse benefício quando já está aposentado ou de auxílio-doença.
  • Dependentes: Falta de comprovação de frequência escolar ou vacinação dos filhos para ter direito ao salário-família.
  • Questões legais: Se o segurado estiver preso ou respondendo a inquérito relacionado a pensão por morte.

Esses são apenas alguns exemplos. O famoso "pente-fino" do INSS já causou muitas dores de cabeça, com o órgão pedindo a devolução de valores pagos de forma indevida. Além disso, bastam algumas ausências para que a prova de vida não ocorra e o pagamento pare.

O que fazer se o INSS cancelar o benefício?

Caso o benefício seja cancelado, essa é uma etapa mais complicada que a suspensão. Você tem a opção de recorrer judicialmente, contando com a ajuda de um advogado especializado. É bom lembrar que a legislação exige que o INSS siga o devido processo antes de tomar ações tão drásticas.

Mantenha a calma e previna-se

Para se precaver contra essas situações, o melhor a fazer é manter seus documentos sempre atualizados, fazer a prova de vida todo ano, e comparecer a todas as perícias e reabilitações quando solicitado. Dessa forma, você diminui bastante a chance de ter seu benefício interrompido e consegue viver com mais tranquilidade.