Encceja PPL 2025: prazo de inscrição encerra hoje

Hoje é o último dia para que os órgãos responsáveis pela administração prisional e socioeducativa informem quais unidades aplicarão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) em 2025. Além disso, é necessário designar um responsável pedagógico para cada unidade.

O Encceja é uma grande oportunidade para aqueles jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos na idade certa. Através deste exame, é possível obter a certificação do ensino fundamental e médio. Para participar, é preciso ter pelo menos 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio no dia do exame.

Como Funciona a Adesão

Segundo o edital, os responsáveis devem formalizar as indicações das unidades e dos responsáveis pedagógicos através de um ofício enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essa instituição cuida da parte logística do Encceja PPL.

É importante lembrar que o responsável pedagógico precisa ser alguém que trabalha diretamente no órgão de administração prisional ou na própria unidade. Para que a instituição esteja oficialmente inscrita no exame, o documento de adesão deve ser enviado por e-mail, com "Adesão Encceja Nacional PPL 2025" como assunto.

Após receber as informações, o Inep vai analisar e informar se as novas unidades foram aprovadas no Sistema PPL.

Inscrições para o Exame

A inscrição dos participantes deve ser feita pelo responsável pedagógico da unidade, e o prazo vai até 11 de julho, às 23h59. Para isso, será necessário acessar a plataforma específica, que também deve manter a senha de acesso e os números de inscrição e CPF dos candidatos em sigilo. Esses dados são essenciais para acompanhar as inscrições e obter os resultados.

Datas das Provas

As provas do Encceja PPL serão aplicadas nos dias 23 e 24 de setembro, em dois turnos, sempre no horário de Brasília. O exame é dividido em quatro provas objetivas, uma para cada nível de ensino, contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação.

Com essas informações, quem está envolvido no processo pode se organizar e garantir a inscrição no exame, permitindo que mais pessoas tenham a chance de finalizar sua educação formal.