É beneficiário do INSS? Você pode receber na próxima semana, consulte!

Beneficiários do INSS já estão se preparando para novo pagamento do órgão.

Atualmente, há cerca de 36 milhões de segurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na próxima semana, milhões poderão receber os depósitos de seus benefícios.

A autarquia foi responsável por divulgar as datas de pagamento. Assim, os interessados e que possuem direito ao pagamento já podem conferir quando os repasses serão feitos.

É beneficiário do INSS? Você pode receber na próxima semana, consulte!
Entenda como funciona o pagamento do INSS – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pagamentos do INSS começam

De acordo com as regras atuais da autarquia, há uma ordem para que os pagamentos sejam feitos. Dessa forma, há dois calendários disponíveis, um com as datas para aqueles beneficiários que recebem o valor de até um salário mínimo como benefício e, o outro, com as datas para quem tem um benefício que paga acima de um salário mínimo.

Logo, sendo assim, quem recebe primeiro são aquelas pessoas com benefício de até um salário mínimo. E, depois que esses depósitos forem feitos, o repasse para o restante dos segurados é liberado.

Vale a pena lembrar que os segurados que terão direito a receber os valores são aqueles que recebem as aposentadorias e as pensões. Além disso, também têm direito aqueles que podem receber a quantia do benefício assistencial BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).

A última data de pagamento será no dia 08, não importando qual a quantia que a pessoa receberá. 

Para dividir as datas de pagamento, o INSS utiliza o número final do cartão do benefício dos seus segurados.

Como encontrar o número?

O jeito mais simples é utilizar o cartão para encontrar o número. Basta pegar o cartão e localizar a sequência numérica. O número que se leva em consideração é o último número anterior ao dígito final.

No entanto, outra forma de descobrir o número é pela carta de concessão ou carta de liberação do benefício. Além disso, outra maneira é entrando em contato com a Central de Atendimento do INSS, pelo número 135.

Outro modo é pelo site oficial do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) ou indo até uma agência física da autarquia.

Saiba mais: Se eu nunca trabalhei de carteira assinada, é possível que eu me aposente através do INSS?

Qual o calendário do INSS?

Beneficiários do INSS que recebem até um salário 

  • 25/10: Número final 1
  • 26/10: Número final 2
  • 27/10: Número final 3
  • 28/10: Número final 4
  • 31/10: Número final 5
  • 01/11: Número final 6
  • 03/11: Número final 7
  • 04/11: Número final 8
  • 07/11: Número final 9
  • 08/11: Número final 0

Acima do valor de um salário mínimo

  • 01/11: Número final 1 ou 6
  • 03/11: Número final 2 ou 7
  • 04/11: Número final 3 ou 8
  • 07/11: Número final 4 ou 9
  • 08/11: Número final 5 ou 0

Se o beneficiário do INSS quiser fazer a consulta para saber qual será a data e o valor correto de depósito do seu benefício, ele pode fazer isso de muitas formas. Dessa maneira, a primeira é pelo telefone 135, da Central de Atendimento do órgão.

Além disso, outras formas são pelo site oficial cujo link está acima ou pelo aplicativo do Meu INSS (https://bityli.com/RXNFG). É importante lembrar que todas as maneiras de consulta são gratuitas.

Pagamentos vão aumentar de valor?

O pagamento mínimo que o INSS deve fazer aos seus segurados é de um salário mínimo. Com isso, todos os anos, quando acontece o reajuste do salário mínimo, o piso do INSS também se altera.

Logo, para o próximo ano, quem recebe o salário mínimo pelo órgão terá um pagamento maior, de acordo com o reajuste. Porém, ainda não é possível confirmar o valor, já que o Governo Federal ainda tem até o fim do ano para fechar a quantia.

Veja também: Lista reúne todos os beneficiários que NÃO vão receber o pagamento do INSS de outubro; consulte