Doenças na coluna podem garantir APOSENTADORIA através do INSS? Confira seus direitos!

Muitos segurados do INSS tem dúvidas a respeito das doenças que são passíveis de conceder o benefício da aposentadoria por incapacidade permanente. Algumas doenças na coluna se destacam na lista.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funciona como uma autarquia do governo federal brasileiro que atua em conjunto com o Ministério do Trabalho e da Previdência, que por sua vez é responsável por receber as contribuições mensais que são feitas pelos trabalhadores, isso para que seja possível manter o Regime Geral da Previdência Social em pleno funcionamento. 

A Previdência Social, por sua vez, realiza os pagamentos dos benefícios que são oferecidos pelo INSS para os seus segurados, como é o caso do salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, aposentadorias e ainda outros benefícios que fazem parte do núcleo das Atividades Exclusivas de Estado. 

Uma das modalidades de aposentadoria do INSS é a por invalidez, que possibilita que os trabalhadores que não se encontram aptos a exercer suas funções laborais sejam dispensados do trabalho. No entanto, muitas pessoas se perguntam se doenças na coluna são capazes de conceder esse benefício. Portanto, confira a resposta para essa questão a seguir!

Problemas de coluna podem garantir benefício do INSS. Foto: divulgação

Doenças na coluna podem conceder aposentadoria do INSS?

Por conta da vida moderna e também das grandes demandas do trabalho na atualidade, as doenças na coluna estão se tornando cada vez mais comuns, sendo uma das principais causas da aposentadoria por invalidez. De acordo com os dados divulgados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), esse tipo de doença incapacita cerca de 80% da população mundial em algumas fases de suas vidas, de forma a prejudicar a capacidade de trabalho de muitas pessoas. 

Diante disso, existem diversas doenças que são passíveis de afetar a coluna e que podem acabar resultando no afastamento do trabalho. Dentre os casos mais comuns, estão a dor na altura da lombar, dores nas costas e também dor na altura da cervical. Contudo, essas são somente algumas entre as diversas doenças que concedem o direito à aposentadoria por incapacidade permanente. 

Vale ressaltar que para ter acesso a aposentadoria por incapacidade permanente, é necessário se adequar a alguns critérios, são eles:

  • Cumprir uma carência de pelo menos 12 contribuições mensais;
  • Comprovar, através da perícia médica do INSS, a existência de uma doença ou acidente que torne o cidadão permanentemente incapaz para trabalhar;
  • Possuir a qualidade de segurado, ou seja, estar contribuindo com o INSS no momento da causa da incapacidade. 

Confira também: Trabalho em DOIS empregos, posso receber DUAS aposentadorias? Entenda as regras do INSS

Doenças que são passíveis de conceder a aposentadoria por incapacidade permanente do INSS

Como citado anteriormente, existem diversas doenças que são passíveis de conceder a aposentadoria por incapacidade permanente. No caso das doenças de coluna, as seguintes podem levar o segurado a receber o benefício:

  • Lordose;
  • Protusão discal;
  • Cervicalgia;
  • Escoliose;
  • Discopatia degenerativa;
  • Osteofitose (Bico de Papagaio);
  • Hérnia de Disco;
  • Espondiloartrose Anquilosante;
  • Lombalgia. 

É importante enfatizar ainda que existem alguns profissionais que são mais propensos a desenvolver doenças da coluna, como é o caso dos trabalhadores da agricultura, operários de fábrica e também os trabalhadores da construção civil. 

Saiba mais: ÓTIMA notícia é divulgada para os segurados do INSS; você pode ser BENEFICIADO e não sabe