Despedida do contingente que vai para Chipre
Na manhã de hoje, foi realizada uma cerimônia de despedida para os integrantes da equipe conhecida como Cascos Azules, que farão parte da Força-Tarefa Argentina LXVI, em uma missão de paz da Organização das Nações Unidas em Chipre. O evento ocorreu na Praça de Armas da Base de Infantaria de Marinha Baterías e contou com a presença de autoridades militares e membros da 3ª promoção de Marineros Tropa Voluntária.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Infanteria de Marina, o Contra-almirante Javier Pedro López, que estava acompanhado pelo Capitão de Fragata Sergio Bernabé Cardozo, responsável pela Instrução e Avaliação da Infanteria de Marinha. Durante o evento, foi lida uma ordem transitoria que convocou o pessoal a atuar com profissionalismo e a representar adequadamente a instituição.
“Orem por sua equipe, sejam solidários e mantenham a união. Vejam a experiência como uma oportunidade de cumprir com seu dever”, disse o Contra-almirante López em seu discurso. Ele também destacou que a fase de treinamento dos soldados foi essencial para garantir que estivessem prontos, do ponto de vista administrativo e psicológico, como também para que tivessem as habilidades necessárias para suas funções na missão.
López ressaltou a importância da tradição de eficiência e do bom reconhecimento que a Força Argentina recebeu por parte da comunidade internacional e do povo de Chipre. Após a cerimônia, as autoridades cumprimentaram pessoalmente os membros que partirão para a missão em Chipre, simbolizando o apoio e a camaradagem que caracterizam as Forças Armadas.
Essa missão em Chipre é uma continuação do compromisso da Argentina com as ações de paz da ONU, evidenciando o papel ativo do país em ajudar a manter a estabilidade em regiões conflitantes.